Menina com gastroenterite é levada para hospital de BH e pediatra receita 'água'

Publicado por Tv Minas em 21/09/2022 às 10h36

Fonte: O Tempo

A criança, de 3 anos, precisou ser levada para outra unidade de saúde, onde foi devidamente diagnosticada e recebeu tratamento adequado.

Uma pediatra do Hospital Belo Horizonte, que fica na região Noroeste da capital mineira, receitou 850 ml de água por dia para uma criança de 3 anos que estava com um quadro de vômito e diarreia devido a uma gastroenterite viral, doença que só foi diagnosticada depois da família da menina levá-la a outra unidade de saúde. O caso aconteceu no último domingo (18), após dois dias dos sintomas e a menina estar apática. 

A reportagem de O TEMPO conversou nesta terça-feira (20) com Natasha Rocha, de 31 anos, que é tia e madrinha da garotinha. Ela conta que a criança começou a passar mal na madrugada de sábado (17), apresentando náuseas, vômito e diarreia. 

"Ela passou o fim de semana bem quietinha, não se alimentou e bebendo poucos goles de água e leite materno, mas sem febre. No domingo ela tava bem apática e resolvemos levar para o Hospital Belo Horizonte. Chegamos por volta de 18h e, após a triagem, conseguimos atendimento 4h depois", detalha. 

Foi então que a médica teria dito, após a consulta, que a criança não precisaria de nenhum exame, pois só estava desidradata, e que precisava de água e dipirona em caso de dor. "Ela teve a coragem de mandar a receita só com água. Minha irmã e nossa mãe pediram para ela fazer exames e a pediatra disse que faria no máximo de urina, pois a minha sobrinha estava pedindo muito para urinar e suspeitávamos de infecção", contou a tia. 

Após o resultado do exame, a médica teria afirmado que houve uma pequena alteração, mas que seria apenas por má higienização das partes íntimas.

"Saímos de lá indignadas, mas, na segunda-feira (19), ela piorou e precisamos levá-la para outro hospital, no Barreiro. Lá ela foi atendida super rápido, colocaram ela no soro com medicação e passaram uma série de medicamentos, para reposição da flora intestinal e outras coisas. Ela já saiu de lá com uma cor nos lábios, mais tranquila e menos queixosa. Por isso resolvemos denunciar, para que isso não aconteça com mais ninguém", finalizou Natasha. 

A reportagem tentou contato por telefone com o Hospital Belo Horizonte e procurou a assessoria de imprensa da unidade saúde, entretanto, até a publicação da reportagem, o hospital ainda não havia se posicionado sobre a denúncia. 

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana