Família doa órgãos de jovem que teve morte cerebral em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 27/09/2022 às 19h13

Doação era desejo da jovem e aconteceu no Hospital Samuel Libânio nesta terça-feira (27/09), comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Esta terça-feira, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. E houve uma captação nesta data, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, da família de uma jovem de 21 anos, que faleceu no fim de semana, que autorizou que órgãos dela fossem doados.

Ariely Vitória Marques de Paiva morreu vítima de um AVC isquêmico. Ela sofria de Síndrome de Borderline, uma condição de saúde psicológica caracterizada por mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos.

De acordo com a família, a jovem fazia uso de medicamentos e na última semana teria passado mal, com uma parada cardiorrespiratória, após ingerir uma medicação. Ela foi internada em estado grave no Hospital Samuel Libânio, mas não resistiu e teve morte cerebral.

Com sua morte, puderam ser doados o coração, o fígado, os dois rins e as duas córneas. Segundo a família, a doação era um desejo da própria jovem e por isso a família se juntou para fazer essa captação.

Agora, o coração de Ariely será levado para a Santa Casa de Belo Horizonte, enquanto o fígado e um dos rins serão encaminhados para Itajubá e o outro rim irá para Passos. As córneas serão levadas para o Hospital dos Olhos de Belo Horizonte.

Ariely nasceu em Estiva e morava em Pouso Alegre. Ela vai ser velada em Estiva, cidade onde passou grande parte de sua vida e depois o corpo vai ser encaminhado pra Silvianópolis-MG, cidade dos avós dela, onde será enterrada no mesmo túmulo que o avô dela.

Lembrando que a doação começa quando a pessoa fala para a família que quer ser doador. Somente a família pode autorizar a doação, seja a pessoa doadora ou não, a palavra final sempre é da família. Por isso a importância de que todos saibam do seu desejo.

 

Números em MG

Para doar as córneas, a idade é de 2 a 80 anos. Para os demais órgãos, de 0 até 70 anos. Atualmente, em Minas Gerais, 6.123 pessoas aguardam na fila pelo transplante, segundo informações do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh.

Segundo o MG Transplantes, atualmente, 28 pessoas aguardam por um novo coração, 2.888 por córneas, 81 para um novo fígado, nove para pâncreas, 59 para medula óssea, 3.008 para um novo rim e 50 para rim/pâncreas.

Neste ano, entre janeiro e julho, foram 88 cirurgias de transplante de fígado em todo o Estado, número bem abaixo do ideal.

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana