Atriz compartilha diagnóstico de esclerose múltipla

Publicado por Tv Minas em 29/09/2022 às 16h19

Fonte: O TEMPO

Ludmila Dayer, que ficou conhecida por seus trabalhos em Malhação e Senhora do Destino, conta como tem lidado com a doença.

Conhecida por fazer a versão mirim da protagonista do filme "Carlota Joaquinha - Princesa do Brazil", por ser a Ninfa Bebê Danielle de "Senhora do Destino" e por ter protagonizado uma das temporadas de Malhação, a ex- atriz da Globo Ludmila Dayer revelou numa live realizada nesta quarta-feira (28) que sofre de uma esclerose múltipla, uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune.

Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso.

A escleorse provavelmente foi, provavelmente,  desencadeada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar). Da mesma família do vírus da herpes, acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos e pode ser transmitido pelo contato direto com a saliva, objetos contaminados e por transfusão de sangue. 

Ludmila, que atualmente vive nos Estados Unidos e se naturalizou americana, contou como tem conseguido controlar a doença e que teve problemas de visão e de cognição por conta do vírus Epstein-Barr. A atriz e produtora, que tem 39 anos, ainda disse que demorou um ano para conseguir um diagnóstico e explicou como fez para controlar os sintomas com alimentação. A artista cortou de sua dieta carne, ovo, glúten, álcool, gordura e cafeína e incluiu mais frutas e suco de salsão.

"Era um sintoma atrás do outro e por isso eu fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer. Ludmila começou a pesquisar o tema e resolveu adotar um protocolo alimentar para ajudar a combater os sintomas.

"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo", frisou.

Ludmila Dayer é mais uma artista brasileira que foi diagnosticada com a esclerose múltipla. Recentemente Guta Stresser, 49, a Bebel da série "A Grande Família" revelou sofrer do mesmo mal, assim como a comediante Claudia Rodrigues, 52.

 

=> Clique aqui para saber como.

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana