Padaria emMinas Gerais é criticada por cartaz contra ajuda a 'moradores de rua'

Publicado por Tv Minas em 12/01/2023 às 12h58

Fonte: O Tempo

Segundo uma funcionária, o cartaz foi pregado no local após diversas reclamações de clientes para problemas relacionados às pessoas em situação de rua.

Uma padaria de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, viralizou nesta quarta-feira (11) após o padre Júlio Lancellotti, famoso defensor dos direitos humanos, compartilhar a imagem de um cartaz afixado no empreendimento que pedia que os clientes não ajudassem as pessoas em situação de rua. Segundo ele, trata-se de aporofobia, patologia social que se caracteriza pela rejeição ou aversão aos pobres. 

"Prezados clientes: Pedimos sua colaboração ao não ajudar os moradores de rua, para evitar maiores transtornos", diz o cartaz. Pelo Google Street View foi possível confirmar que o cartaz está afixado no caixa do estabelecimento, localizado no centro da cidade, pelo menos desde abril de 2022.

Após pouco mais de 1h da publicação, a imagem compartilhada pelo padre que atua na capital paulista há tinha atingido quase 5 mil curtidas e mais de 300 comentários criticando a postura do estabelecimento comercial. 

"Como alguém tem coragem de escrever isso? De pedir isso a alguém?", cometou uma mulher. "Cada um faz o que quer com seu dinheiro!!! Se quiser ajudar...", disse um morador do município na publicação do padre. 

Ouvida pela reportagem, uma moradora de Divinópolis que não quis ser identificada contou que também ouviu dizer que placa semelhante estaria afixada em um supermercado que fica na mesma rua, de uma grande rede local.

"Não que eu concorde com esse cartaz, mas, nesse supermercado, os moradores de rua ficavam lá dentro, abordando os clientes. Eu mesma já fui xingada por uma mulher, depois de comprar comidas para ela, pois ela queria que eu comprasse um sapato, provavelmente para vender", contou a moradora. 

 

Reclamações de clientes teriam motivado cartaz

Por telefone, a reportagem de O Tempo conversou, na tarde desta quarta, com uma funcionária da padaria que não quis ser identificada. Segundo ela, o cartaz foi pregado no local após diversas reclamações de clientes para problemas relacionados às pessoas em situação de rua. 

"Não é questão de preconceito, a gente respeita qualquer pessoa. Mas é que acaba que causa um incômodo, pois ficam muitos aqui na porta, fazendo bagunça. Alguns pedem lanche, o pessoal ajuda e eles jogam fora na porta mesmo. Só fizemos isso por causa de reclamação dos clientes. De toda forma, a gente continua doando o café e lanche para eles quando nos pedem", explicou.

O contato do repórter foi passado para a funcionária, que informou que o proprietário da padaria entraria em contato. Entretanto, até a publicação da matéria, o dono do estabelecimento não chegou a se posicionar sobre a placa.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana