Governo manda recolher lotes de feijão impróprio para consumo de duas marcas

Publicado por Tv Minas em 19/05/2023 às 14h54

Fonte: R7

Os produtos apresentam um percentual de grãos mofados acima de 15%, o que representa risco à saúde dos consumidores.

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) determinou nesta sexta-feira (19) o recolhimento em todo o país de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes que foram identificados como impróprios para consumo humano. A medida atende a decreto que estabelece a divulgação de alerta de risco ao consumidor sobre as informações referentes ao recolhimento.

 

Os lotes afetados são:

• Lote 51 do feijão cores e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe;

• Lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes.

Esses produtos apresentam um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, o que representa risco à saúde dos consumidores.

A presença de grãos mofados e ardidos acima do limite estabelecido indica a má qualidade do produto e representa risco à saúde dos consumidores. “Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, que causam intoxicações alimentares e reações alérgicas”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Os lotes de feijão foram identificados em uma operação anterior do Mapa, que resultou na apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro. Após análise laboratorial, foi confirmado que os produtos não atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos para o consumo humano.

“A segurança e a saúde dos consumidores são prioridade para o Mapa, que está em alerta para evitar que situações semelhantes a essa ocorram no futuro”, afirma o diretor.

Os feijões impróprios para consumo foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. "Diante disso, é de extrema importância que os consumidores estejam atentos e verifiquem cuidadosamente as embalagens dos produtos antes de adquiri-los", alerta o ministério.

Caso os consumidores encontrem algum dos quatro lotes de feijão sendo comercializados, o Mapa orienta a denúncia imediata. Ela pode ser feita por meio do telefone de atendimento do Ministério (61) 3218-2089 ou pelos canais de atendimento dos órgãos de defesa do consumidor.

O Ministério da Agricultura ressalta ainda a importância de os consumidores verificarem se possuem algum pacote de feijão das marcas e dos lotes mencionados em sua residência ou restaurante. Caso tenham adquirido esses produtos, o consumo deve ser interrompido imediatamente, e o consumidor deve entrar em contato com o comércio onde foi adquirido para o procedimento de devolução ou descarte adequado.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana