Bactéria rara em colírios causa cegueira, remoção de olhos e mortes nos EUA

Publicado por Tv Minas em 23/05/2023 às 10h52

Mais de 80 casos foram identificados desde o início do surto de infecção por uma bactéria resistente a medicamentos nos Estados Unidos.

Após o uso de colírio contaminado, quatro pessoas morreram e 14 ficaram cegas nos Estados Unidos, dentro de um mês. Os quadros foram causados pela rara bactéria Pseudomonas aeruginosa, resistente a medicamentos, que não era identificada no país antes dos surtos deste ano. Mais de 80 pessoas foram infectadas e outras quatro passaram por remoção cirúrgica de globos oculares desde o início de surtos. 

Segundo o relatório semanal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), divulgado nesse domingo (21/5), um óbito e 13 novos casos foram identificados. Desses, seis são pacientes cuja coleta de espécime para avaliação foi realizada antes de 2 de fevereiro, data em que houve recall voluntário de três produtos da empresa de manufatura Global Pharma (Chennai, India).

Os outros sete são pacientes que reportaram o uso das marcas em recall ou estão em estabelecimentos de tratamento a longo prazo onde já houve outros casos.

Mais de 10 marcas de colírio foram usadas pelos pacientes desde o começo do surto, com muitos utilizando múltiplas marcas. Apenas três produtos tiveram associação direta com o novo surto: EzriCare Artificial Tears, Delsam Pharma Artificial Tears, Delsam Pharma Artificial Ointment, as mesmas que estão em recall

O primeiro da lista é o colírio de uso mais recorrente nos EUA. A CDC, em seu relatório, faz um pedido para que os cidadãos parem de usar as marcas contaminadas.

Investigações comandadas pela FDA nas instalações da empresa detectou graves problemas de contaminação no equipamento usado para fabricar os colírios. De acordo com a agência de notícias espanhola Europa Press, autoridades americanas se recusaram a fornecer informações sobre a bactéria responsável pelas mortes.

 

Os sintomas da infecção podem incluir:

  • Secreção verde, amarelada ou transparente pelo olho;
  • Dor ou desconforto nos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos ou pálpebras;
  • Sensação de um objeto estranho no olho;
  • Sensibilidade elevada à luz;
  • Visão embaçada.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana