PM resgata menino de 3 anos mantido nu dentro da metade de um barril em SP

Publicado por Tv Minas em 26/02/2021 às 18h22

Fonte: G1

Conselho Tutelar recebeu denúncia com vídeo que mostra criança sem roupas dentro da metade de um barril pendurado à parede da casa.

A Polícia Militar (PM) de São Paulo resgatou na noite desta quinta-feira (25) um menino de 3 anos que era mantido nu, sem alimentação e sem água dentro de um barril no bairro do Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. A mãe da criança, de 20 anos, e outra mulher, de 44, foram presas em flagrante e acabaram indiciadas pelos crimes de sequestro, cárcere privado e tortura, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A PM localizou o menino e prendeu as mulheres depois de ter sido procurada pelo Conselho Tutelar. O órgão havia recebido uma denúncia por meio de um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens mostram o menino sem roupas, coberto por panos, deitado dentro da metade de um barril de plástico virado para a parede de uma casa.

Policiais militares e conselheiros tutelares foram juntos ao local. A mãe da criança abriu a porta da residência para eles. Ao entrarem, encontraram uma cadeira de rodas infantil perto de um barril voltado à parede. Dentro dele estava o menino.

A mãe da criança e outra mulher foram levadas ao 50º Distrito Policial (DP), no Itaim Paulista, onde foram autuadas pelos crimes. A reportagem não conseguiu localizar a defesa delas para comentar o assunto. A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva das mulheres.

Os policiais investigam por quais motivos o menino era mantido dentro do barril. A criança teria necessidades especiais. Até a última atualização desta reportagem a polícia não havia informado quais eram essas necessidades. Também não havia confirmação se a cadeira de rodas que estava no local é do menino.

A polícia também tenta identificar quem filmou a criança no vídeo que chegou ao Conselho Tutelar. Na filmagem, um homem se aproxima do barril, o abre, e mostra o menino. Em seguida, ele diz a criança: "Vai dormir". Depois fecha o barril.

Inicialmente, o menino foi para a delegacia. Depois, ele seguiu para um hospital, onde recebeu atendimento médico e foi constatado que estava subnutrido. Por último, o garoto ficou com o Conselho Tutelar.

 

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo repudiou o caso do menino encontrado dentro do barril na Zona Leste. A administração classificou o episódio como "grave violação de direitos humanos sofrida pela criança,".

De acordo com a prefeitura, o garoto recebeu cuidados médicos e está acolhido e seguro na rede socioassistencial.

"A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes, irá acompanhar o desenrolar das investigações do caso, bem como o atendimento prestado à criança", informa um trecho do comunicado da prefeitura.

"O Conselho Tutelar esteve presente durante o registro de Boletim de Ocorrência. A SMDHC irá manter contato com a Secretaria da Segurança Pública e com o Conselho Tutelar para troca de informações pertinentes ao caso", finaliza a nota da administração.

 

Assista ao vídeo:

Compartilhe essa matéria: