Eleições 2022: Bolsonaro leva o Japão, mas China e Oceania dão vantagem para Lula

Publicado por Tv Minas em 02/10/2022 às 09h10

Fonte: Money Times

Não se trata da apuração oficial, mas da contagem dos votos exibida nos boletins de urna.

As eleições de 2022 já começaram para os brasileiros que residem no exterior, especialmente do outro lado do mundo. Segundo divulgação extraoficial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu na capital japonesa, Tóquio.

Boletim de urna da cidade de Xangai, na China (Fonte: Consulado de Xangai/Divulgação particular).
Resultado da urna em Pequim (Fonte: Embaixada brasileira/divulgação particular).

 

Eleições mundo afora

Já na Oceania, o petista também aparece na frente na cidade de Wellington, na Nova Zelândia, e também na capital da Austrália, Canberra. No Sudeste asiático, o ex-presidente que tenta um inédito terceiro mandato também conquistou mais votos em Singapura.

 

 

Entenda como funciona

Nesses países, a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h, porém no fuso local. Com isso, é possível saber os resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins de urnas, fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.

Contudo, o resultado não é oficial porque a totalização e apuração dos votos ainda não começaram. A totalização começa só alguns minutos após e é preciso seguir alguns protocolos de segurança do sistema. Feito isso, os números passam a ser confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

=> Clique aqui para saber como.

Compartilhe essa matéria: