Jovem morre após sofrer golpe de jiu-jitsu durante treino

Publicado por Tv Minas em 27/01/2023 às 12h05

Fonte: G1

Vítima era aluno de um grupo de muay thai e estava treinando com outro aluno, ambos graduados em jiu- jitsu, quando sofreu um golpe e teve uma parada cardiorrespiratória.

Um jovem de 21 anos morreu após sofrer um golpe de jiu-jitsu, na noite da quinta-feira (26), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Civil, Gil Anderson de Paiva Silva era aluno da turma de muay thai do Centro da Juventude Ilma Suzete Gama, em Funcionários I, e teve uma parada cardiorrespiratória enquanto treinava com um colega de turma, antes da chegada do instrutor. Ambos vítima e colega eram graduados em jiu-jitsu, apesar de treinarem muay thai na unidade.

O caso aconteceu por volta das 19h30, no próprio centro. Segundo a Polícia Civil, Gil Anderson começou a praticar com um colega antes da aula começar e em um determinado momento, ambos caíram no chão, com a vítima por baixo do colega, e Gil começou a passar mal.

Ele foi socorrido pelo colega e por outras pessoas que estavam no local, e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, com um quadro de parada cardiorrespiratória. A UPA informou que ele deu entrada já em estado gravíssimo e que apesar da equipe realizar todas as manobras de ressuscitação, ele não resistiu.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (SEJER) informou que o Centro de Referência da Juventude, no Funcionários I, é um espaço para promover a inclusão social, qualidade de vida e incentivo a formação esportiva. "O local é cedido de forma voluntária para a comunidade e um dos projetos atendidos de forma gratuita é o de muay thai, que já existe há oito anos no bairro", informou em nota. Confirmou, ainda, que o caso ocorreu antes do início da aula e que todo o socorro foi prestado ao aluno.

“Ele sofreu uma broncoaspiração no impacto que teve do golpe, com um inchaço no pescoço. Conversando com a médica, houve uma tentativa de entubação, mas por causa do inchaço, não foi possível. A priori, vale ressaltar, não houve dolo por parte do companheiro [de treino] dele. O fato é que para que a aula fosse iniciada era preciso que o professor estivesse presente, e eles iniciaram sem o professor chegar. Nos procedimentos investigativos iniciais, conversando com as pessoas do local de treino e com a equipe médica, se trata de um fato acidental, mas ainda vamos continuar a ouvir outras pessoas, inclusive o aluno que treinava com ele, para concluirmos a investigação preliminar”, disse o delegado Paulo Josafá.

Gil Anderson tinha 21 anos e era cabo do Exército Brasileiro. Ele treinava com outro colega, antes da chegada do professor, quando passou mal após sofrer um golpe — Foto: Reprodução/TV Cabo BrancoGil Anderson tinha 21 anos e era cabo do Exército Brasileiro. Ele treinava com outro colega, antes da chegada do professor, quando passou mal após sofrer um golpe.

Gil Anderson era cabo do Exército Brasileiro, lotado no 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cruz das Armas, e o caçula de uma família com quatro filhos, que morava perto do local onde aconteceu o fato.

A família não quis dar entrevistas, mas falou que ele treinava há cerca de quatro meses no Centro de Referência da Juventude, e que não tinha inimizade com nenhuma pessoa que pudesse levar a conclusões de que o fato não tenha sido acidental.

O corpo está na Gerência de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa (Gemol) e deve ser liberado por volta das 11h. O velório vai acontecer em um cemitério particular no bairro do José Américo.

A diretoria do Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama não se pronunciou sobre o caso, mas funcionários contaram à equipe de reportagem da TV Cabo Branco que as aulas de muay thai acontecem no local há cerca de 10 anos, sempre com o mesmo instrutor.

O local é um equipamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa e segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), o órgão está apurando os fatos para emitir um posicionamento oficial.

Compartilhe essa matéria: