Publicado por Tv Minas em 10/07/2023 às 13h13
Quatro pessoas morreram no estado do Alabama, nos Estados Unidos, ao participar de um “desafio” de Tik Tok que propõe que as pessoas saltem de barcos em movimento, de acordo com reportagem da rede NBC de quinta-feira (6).
Jovens e adultos se arriscam ao pular de um barco em movimento para publicar o vídeo nas redes sociais. A brincadeira perigosa estaria se espalhando na internet e pondo vidas em risco.
O desafio em questão envolve os chamados “caçadores de emoções” pulando de um barco em alta velocidade. Segundo Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, as quatro vítimas que ele atendeu haviam quebrado o pescoço. “Basicamente, é morte instantânea”, ele disse.
“Acho que quando as pessosa estão sendo gravadas em vídeo, elas estão mais propensas a fazer algo bobo porque querem mostrar para os amigos em redes sociais”, disse ele.
A água passa a sensação de que o salto não terá graves consequências, mas a alta velocidade do barco transforma o mergulho em algo muito perigoso.
"É como se você tivesse caído do alto em uma calçada de concreto", afirma Gail Kulp, diretora-executiva da Sea Tow Foundation. "A água não é macia para cair quando você está indo em alta velocidade."
As equipes de resgate afirmam que veem pessoas de todas as idade fazendo esse desario do barco.
Essa não é a primeira vez que conteúdos perigosos ganham grande repercussão e causam mortes. Um caso recente desafiava os usuários a testarem por quanto tempo conseguiriam inalar desodorante e causou mortes inclusive no Brasil.
O desafio em questão envolve os chamados “caçadores de emoções” pulando de um barco em alta velocidade.
“Nós tivemos quatro mortes nos últimos seis meses que poderiam ter sido facilmente evitadas.
Essa tendência, conhecida como #boatjumping (salto de barco), tem sido um problema para equipes de resgate nos últimos dois anos, mas o número de incidentes aumentou consideravelmente desde o início deste ano. A combinação da alta velocidade do barco com a água parada cria uma superfície de impacto perigosa, que se assemelha ao concreto. Se alguém que salta de um barco em movimento não protege adequadamente o pescoço e a cabeça, pode ficar permanentemente paralisado ou até mesmo morrer instantaneamente.
A primeira vítima faleceu em fevereiro, após mergulhar no rio Coosa, enquanto sua esposa e filhos observavam de dentro do barco.
“Infelizmente, ela registrou a morte dele”, lamentou Dennis.
@dayyachtcharters Would you like to be jumping off this boat right now? #boatjumping #yacht #charter #cabo #mexico #bahamas #seattle #cayman #yachtscayman #cancun #fyp ♬ What the Hell - Avril Lavigne
@thetidwells_ Ngl i was extremely sore the next day. Lol. #boatjumping #freshofftheboat #doitscared #metaphorforlife ♬ original sound