O veneno da abelha se mostra “extremamente potente” contra o câncer de mama

Publicado por Tv Minas em 02/05/2021 às 18h27

O mundo natural está cheio de compostos que podem nos fazer mal, mas os cientistas médicos continuam a nos mostrar como eles podem ser usados para o bem ou mesmo transformados em drogas que salvam vidas . Uma descoberta inovadora feita por cientistas na Austrália é o exemplo mais recente disso, com a equipe demonstrando como um ingrediente do veneno da abelha pode ser usado como uma arma “extremamente potente” contra o câncer de mama.

A pesquisa foi conduzida no Instituto de Pesquisa Médica Harry Perkins da Austrália, onde a cientista Ciara Duffy passou os últimos anos investigando o potencial terapêutico do veneno das abelhas.

Já vimos como certos peptídeos e proteínas no veneno de abelha podem ser usados para transportar drogas através da barreira hematoencefálica e até mesmo construir sensores para explosivos , mas a pesquisa de Duffy se concentra em como isso pode ser usado para tratar vários cânceres de mama. Seu trabalho se concentra em um composto ativo no veneno das abelhas chamado melitina, e como ele pode induzir a morte celular em diferentes subtipos clínicos de câncer de mama.

“Testamos o veneno de abelha em células normais da mama e células dos subtipos clínicos de câncer de mama: receptor de hormônio positivo, enriquecido com HER2 e câncer de mama triplo-negativo”, explica Duffy.

A equipe descobriu que uma certa concentração de veneno de abelha melífera poderia ser usada para induzir a morte em 100 por cento das células cancerosas, enquanto deixava as células saudáveis praticamente ilesas. A melitina, por sua vez, demonstrou “destruir completamente as membranas das células cancerosas em 60 minutos”, de acordo com Duffy.

“Encontramos o veneno da abelha e a melitina de forma significativa, seletiva e rápida e reduzimos a viabilidade do câncer de mama triplo-negativo e das células de câncer de mama enriquecidas com HER2”, diz ela. “O veneno era extremamente potente”.

Os cientistas fizeram algumas observações interessantes sobre como a melitina funciona. Em 20 minutos, a equipe descobriu, o composto age para bloquear algumas das principais vias de sinalização usadas pelas células cancerosas para crescer e se reproduzir. A capacidade da melitina de desligar essas mensagens químicas essenciais, suprimindo a atividade de certos receptores, foi uma descoberta importante do estudo, e que deixou a equipe entusiasmada sobre aonde a pesquisa poderia levar.

“Esta é uma observação incrivelmente excitante de que a melitina, um componente importante do veneno das abelhas, pode suprimir o crescimento de células mortais do câncer de mama, particularmente o câncer de mama triplo-negativo”, disse o cientista-chefe da Austrália Ocidental, o professor Peter Klinken. como a melitina interfere nas vias de sinalização dentro das células do câncer de mama para reduzir a replicação celular. Ele fornece outro exemplo maravilhoso de onde os compostos da natureza podem ser usados para tratar doenças humanas. ”

De forma promissora, a equipe também produziu formas sintéticas de melitten e o testou contra as células cancerosas, descobrindo que ele refletia a maioria das propriedades anticâncer da versão natural. Uma de suas funções é a punção das membranas das células do câncer de mama, então os cientistas investigaram se ele poderia ser usado em combinação com terapias contra o câncer existentes, como drogas quimioterápicas, potencialmente permitindo um acesso mais fácil às células cancerosas.

“Descobrimos que a melitina pode ser usada com pequenas moléculas ou quimioterapias, como docetaxel, para tratar tipos altamente agressivos de câncer de mama”, diz Duffy. “A combinação de melitina e docetaxel foi extremamente eficiente na redução do crescimento tumoral em camundongos.”

Embora altamente promissor, ainda é o início da pesquisa. A partir daqui, a equipe espera realizar mais estudos explorando as melhores maneiras de entregar melitina, juntamente com o potencial de efeitos colaterais tóxicos e o que pode constituir uma dose segura.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana