Rover Perseverance, da Nasa, encontra “algo inesperado” em Marte

Publicado por Tv Minas em 18/06/2022 às 14h28

Fonte: CNN

Objeto é um pedaço de cobertor térmico que os pesquisadores acreditam ter caído no momento em que a missão pousou no planeta, em fevereiro de 2021.

O rover Perseverance da Nasa encontrou “algo inusitado” na superfície de Marte nesta semana. O objeto encontrado é um pedaço de cobertor térmico que os pesquisadores acreditam ter caído no momento em que a missão pousou no planeta, em fevereiro de 2021.

O pedaço brilhante de alumínio faz parte de uma manta térmica usada para proteger o robô e controlar as temperaturas.

O inusitado, segundo a Nasa, é que material foi encontrado a cerca de 2 quilômetros do local do pouso em 2021. “Este pedaço pousou aqui depois disso [pouso], ou foi levado pelo vento?”, questiona a Nasa.]

 

Missão

Esta é a primeira missão da Nasa que vai procurar sinais de vida antiga em outro planeta, para ajudar a responder à questão: já houve vida em Marte? O robô está explorando a cratera de Jezero, local onde um lago existiu há 3,9 bilhões de anos, além de procurar por microfósseis nas rochas e solos.

A sonda foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, no fim de julho de 2020. Durante sete meses, a Perseverance viajou por 470 milhões de quilômetros. O rover pousou em Marte em fevereiro de 2021.

O equipamento faz parte de um projeto que custou US$ 2,7 bilhões e é planejado há 20 anos. O rover pesa cerca de uma tonelada e tem mais de dois metros de altura.

O Perseverance é o quinto jipe autônomo que os norte-americanos enviam para o planeta vermelho desde 1997. Essa missão, no entanto, é diferente: esse veículo é muito mais sofisticado em relação aos anteriores, e leva um drone que fará imagens aéreas do planeta.

 Outdoor Virtual: clique na imagem para saber mais.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana