Minas lidera reclamações por ligações de telemarketing, diz pesquisa

Publicado por Tv Minas em 24/09/2022 às 12h21

Fonte: O Tempo

Cidadãos do Estado registraram mais de 8 mil queixas, segundo o balanço da Senacon; São Paulo é o segundo com mais registros.

Cidadãos mineiros são os que mais registraram reclamações por ligações de telemarketing, aponta um levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Conforme a pesquisa, foram 8.003 queixas recebidas de moradores de Minas Gerais, pouco menos da metade do que foi registrado por quem mora em São Paulo: 4.931. 

Os dados foram apurados pela Senacon, que integra a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre 20 de julho e 20 de agosto deste ano. Ao todo, no período, foram recebidas pouco mais de 21 mil denúncias. O terceiro Estado com mais reclamações é o Rio de Janeiro, com 1.467 registros. Conforme a Senacon, os dados tratam de ligações insistentes “de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização”. 

Do total de lamentações recebidas, 19.956 pessoas responderam que não possuem relação com a empresa e 21.592 não deram permissão para a empresa ligar ofertando produtos e serviços. Além disso, 10.763 pessoas relataram que a ligação se referia a serviços financeiros e 3.737 a serviços de telecomunicações.

“Todas as denúncias recebidas até então são apuradas pela Senacon e o processo administrativo pelo descumprimento da medida está sendo instaurado pela própria Senacon. Até o momento, 496 procedimentos foram instaurados”, informou o órgão. 

Para registrar uma reclamação contra o telemarketing abusivo, o cidadão pode acessar o formulário eletrônico disponível no site do Ministério e inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana