Dipirona ou Tylenol? Google lançará IA que traduz letra de médicos

Publicado por Tv Minas em 19/12/2022 às 15h07

Fonte: Tecmundo

O uso da ferramenta será bastante simples. O paciente terá que tirar uma foto da receita com o celular, a imagem será processada e a IA fará a análise das palavras.

Para acabar com o pesadelo de pacientes do mundo todo, o Google está desenvolvendo uma inteligência artificial (IA) que decodifica a escrita dos médicos em receitas. A ferramenta será integrante do serviço Lens, que já faz a leitura de textos em imagens.

O anúncio foi realizado pelo Google nesta segunda-feira (19) em uma apresentação na Índia. De acordo com a gigante da tecnologia, o projeto está sendo tocado junto com farmacêuticos, que são os profissionais que conseguem entender a caligrafia dos doutores e doutoras.

O uso da ferramenta será bastante simples. O paciente terá que tirar uma foto da receita com o celular, a imagem será processada e a IA fará a análise das palavras, indicando o remédio ou procedimento que foi recomendado pelo médico.

Sanjay Chopra, um farmacêutico indiano que está trabalhando com o Google na Índia, explicou as técnicas utilizadas para reconhecer o que está escrito na receita. Ele argumentou que normalmente quem trabalha na farmácia identifica o diagnóstico do paciente, quando está escrito, e depois já consegue direcionar a leitura da medicação indicada.

“Nós normalmente vemos a primeira e a última letra. E nós tendemos a reconhecer medicações comuns para alguns tipos de doenças, como antibióticos. Com a experiência adquirida com o tempo, nós também aprendemos o estilo de escrita de um médico”, pontuou.

Apesar de apresentar a iniciativa, o Google não informou quando a ferramenta chegará ao mercado.

Compartilhe essa matéria: