Pet pode comer alimentos naturais ou só ração? Veterinários opinam

Publicado por Tv Minas em 20/05/2023 às 13h17

Fonte: G1

Especialistas alertam que a alimentação natural não é a mesma coisa que 'resto da comida dos humanos'.

Na semana passada, Bobi, o cachorro mais velho do mundo, de acordo com o "Guinness book of world records", completou 31 anos. O aniversariante é um rafeiro do Alentejo (raça portuguesa), que mora em uma vila da cidade de Conqueiros, em Portugal. O tutor disse que o animal leva uma vida tranquila e tem uma alimentação à base de "comida para humanos".

O g1 conversou com especialistas que responderam às seguintes perguntas:

  • O que é a alimentação natural de pets?
  • Quais as diferenças entre ração e alimentação natural?
  • Quais os benefícios da comida natural aos pets?
  • Quais os alertas feitos pelos especialistas?

Foram entrevistadas a veterinária nutricionista Rachel Mosna, a veterinária nutróloga Shelly Oliveira e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves.

Veja, abaixo, o que eles falaram sobre cada tópico:

 

O que é a alimentação natural de pets?

Rachel Mosna: "Alimentação natural é a base do alimento que não passa pelo processamento industrial pelo qual a ração passa. É o alimento fresco, que vai ser preparado especificamente para o cão ou o gato. É importante dizer que não é o resto da comida do humano. Certos temperos são tóxicos aos pets, inclusive".

Shelly Oliveira: "Alimentação natural nada mais é a alimentação igual à nossa, feita com alimentos frescos, com tudo que a gente compra na feira, como vísceras, proteínas, ovos... Os alimentos vão ser indicados de acordo com o tipo de estratégia para cada paciente".

Diogo Alves: "A alimentação natural para cães é uma dieta 100% natural, feita com carnes, legumes, verduras e cereais de alta qualidade. Ela é estipulada por um médico veterinário e é balanceada na medida ideal para suprir as necessidades nutricionais de caninos e felinos".

Procure um profissional especializado em nutrição para saber como montar uma dieta adequada ao seu pet — Foto: PexelsProcure um profissional especializado em nutrição para saber como montar uma dieta adequada ao seu pet.

 

Quais as diferenças entre ração e alimentação natural?

Rachel Mosna: "A alimentação natural não tem aditivos. Se ela é melhor ou pior que a ração, vai depender de cada animal, de cada quadro. Tanto a ração e quanto a alimentação natural são alimentos completos. A ração é prática, já que a alimentação natural consome mais tempo de preparo, estrutura, rotina e tem o cuidado de não 'desbalancear'. Na alimentação natural, tem a opção de o próprio dono do pet preparar em casa ou mandar a nossa receita para uma empresa, uma fábrica de alimentação natural, que vai preparar bonitinho e congelado".

Shelly Oliveira: "A vantagem da ração é a de já ser um alimento completo e balanceado. A alimentação natural precisa da orientação de um veterinário, para entender quais alimentos e quantidades dar por dia para o pet. Na alimentação natural, o tutor, além de precisar procurar orientar essa dieta, vai precisar seguir um cardápio balanceado e suplementar. Agora, se a gente for pensar na 'palatabilidade' [agradável ao paladar], a alimentação natural é benéfica para animais seletivos. Você vê que 90% dos cães preferem comida. A alimentação natural é maravilhosa, mas não é para qualquer tutor, seja por estilo de vida ou situação financeira".

Diogo Alves: "As rações são desenvolvidas a partir de nutrientes com maior qualidade e valor nutricional, beneficiando com maior disposição, qualidade de vida e saúde a longo prazo para cão ou gato. As rações premium sempre contam com os seguintes componentes: antioxidantes, aminoácidos livres, cálcio, complexo nutricional, DHA e EPA e fibras naturais, além de diversos outros componentes. Ao todo, são mais de 15 nutrientes naturais e extremamente benéficos para a saúde dos cães, sempre voltados para o fortalecimento, imunidade, saúde intestinal, energia e variados componentes favoráveis para um bem-estar incrível dos pets. A praticidade das rações hoje em dia pesa, e muito".

 

Quais os benefícios da comida natural aos pets?

Rachel Mosna: "Os benefícios da alimentação natural são enormes, como a umidade. Quanto mais água tem no alimento, melhor para o sistema renal, urinário e hidratação da pele, entre outros fatores. A gente também vê grandes benefícios na ausência de conservantes químicos (que a ração possui), além de não tem excesso de carboidratos, o que faz com que o animal tenha um organismo menos inflamado. Na alimentação natural, a gente consegue montar cardápios associando patologias, montar um cardápio específico, coisa que eu não consigo com uma ração que tem no mercado, que não engloba mais de uma doença".

Shelly Oliveira: "A alimentação natural é a primeira estratégia para pacientes [animais] com câncer. Também é usada em pacientes com doenças intestinais e inflamatórias".

Diogo Alves: "O grande benefício desse tipo de dieta é proporcionar todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal que o seu cão ou gato precisa, já que é feita de forma individualizada, pensada especialmente para eles. Além de não conter conservantes ou estabilizantes. Sendo assim, os ingredientes utilizados na alimentação natural passam por apenas dois tratamentos no seu preparo: o cozimento e congelamento, tendo por isso mínimos aditivios químicos".

Alimentação natural de pets não contém aditivos e pode ser benéfica a animais alérgicos — Foto: PexelsAlimentação natural de pets não contém aditivos e pode ser benéfica a animais alérgicos.

 

Quais os alertas feitos pelos especialistas?

Rachel Mosna: "No atendimento, a gente avalia todas as características do pet, faz aferições de circunferência e consegue fazer cálculos de massa magra e porcentagem de gordura. Depois disso, a montar esse plano alimentar. Qualquer animal pode seguir a alimentação natural, desde que seja acompanhado. O problema é que alguns tutores pegam receitas de outros, sendo que a gente faz aquele cardápio específico para aquele animal".

Shelly Oliveira: "Não pode simplesmente pegar receita da internet e do vizinho. Qualquer dieta tem que ser orientada por um profissional, que vai indicar quantidades corretas e combinações corretas".

Diogo Alves: "É importante saber como está a saúde do seu pet e se ele será prejudicado de alguma forma pela troca de dieta. Afinal, os cães precisam ingerir 58 nutrientes diferentes todos os dias, e nem sempre a alimentação natural conseguirá suprir essa necessidade. Ou seja, é imprescindível a atuação de um médico veterinário".

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana