Conheça 10 religiosos do Sul de Minas que podem se tornar santos um dia

Publicado por Tv Minas em 24/05/2023 às 15h30

No Sul de Minas, há atualmente três beatos, duas veneráveis e cinco servos de Deus, títulos atribuídos aos candidatos de acordo com o estágio de andamento do processo.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, natural de Borda da Mata (MG), teve reconhecidas pelo Vaticano, no último fim de semana, suas virtudes heroicas, o que lhe rendeu o título de Venerável, marcando o avanço mais recente nos processos de beatificação de religiosos que nasceram ou atuaram no Sul de Minas.

Além dela, porém, a região possui outros sete candidatos à santidade: Nhá Chica, Padre Victor, Padre Donizetti, Irmã Benigna, Dom Othon Motta, Dom Inácio João dal Monte, Padre Léo de Bethania, Mãezinha do Carmelo e Monsenhor Alderigi.

No Sul de Minas, há atualmente três beatos, duas veneráveis e cinco servos de Deus, títulos atribuídos aos candidatos de acordo com o estágio de andamento do processo de beatificação até a possível santificação pela Igreja Católica, reconhecida pelo Vaticano.

 

Conheça os religiosos:

Beatificada em 2013: Nhá Chica (Francisca de Paula de Jesus – 1810/1895) – nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG) e viveu a maior parte de sua vida em Baependi (MG).
 
Beatificado em 2019: Padre Donizetti (Donizetti Tavares de Lima – 1882/1961) – é natural de Cássia (MG).
 
Beatificado em 2015: Padre Victor (Francisco de Paula Victor – 1827/1905) – natural de Campanha (MG).
 
Tornou-se Venerável em 2022: Irmã Benigna (Maria da Conceição dos Santos – 1907/1981) – nasceu em Diamantina (1907), mas dedicou boa parte de seu apostolado às cidades de Lambari (MG) e Lavras (MG).
 
Tornou-se Venerável este ano: Madre Tereza Margarida do Coração de Maria (“Nossa Mãe” – Maria Luiza Rezende – Marques – 1916/2005) – natural de Borda da Mata.

 

Recebeu o título de Servo de Deus em 2018: Dom Inácio João dal Monte (1897/1963) – natural de Ribeirão Preto, foi nomeado Bispo da Diocese de Guaxupé em 1952.
 
Recebeu o título de Servo de Deus em 2016: Dom Othon Motta (1913/1985) é natural de Campanha.
 
Recebeu o título de Servo de Deus em 2020: Padre Léo – Léo Tarcísio Gonçalves Pereira (1961/2007) – é natural de Delfim Moreira (MG).
 
Titulo de Serva de Deus em 2006 – Mãezinha do Carmelo (Maria Imaculada da Santíssima Trindade – 1909/1988) – é natural de Maria da Fé (MG).
 
Servo de Deus em 2017: Monsenhor Alderigi (Monsenhor Alderigi Maria Torriani – 1895/1977) – é natural de Jacutinga (MG).
 

 O longo processo da santificação

O caminho para se tornar santo envolve diversas etapas. Primeiro, um católico conhecido como santo ou mártir falece. Em seguida, o bispo diocesano inicia uma investigação sobre a autenticidade do candidato e decide se dará início à causa de beatificação. A proposta é então avaliada pelos bispos da Conferência Episcopal, que aprovam e apoiam o início do processo de beatificação. Posteriormente, o processo é encaminhado ao Vaticano.

Durante a análise da causa, comissões de historiadores, teólogos, peritos e médicos avaliam a trajetória do candidato. Se o Vaticano reconhecer que o Servo de Deus praticou as virtudes cristãs em grau heroico, ele recebe o título de Venerável. Em seguida, é necessário comprovar um milagre realizado pelo Venerável.

Após a comprovação do primeiro milagre, a Congregação para a Causa dos Santos encaminha um parecer ao Papa, que beatifica o Venerável, conferindo-lhe o título de Beato. Para a canonização e obtenção do título de Santo, é necessário comprovar um segundo milagre.

O processo de beatificação é uma jornada complexa, que envolve análises minuciosas e comprovações rigorosas, mas que pode levar à santidade reconhecida pela Igreja Católica. No Sul de Minas, esses religiosos representam exemplos de fé e devoção, inspirando os fiéis da região e de todo o país.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana