Tragédia na Indonésia é uma das maiores da história do futebol

Publicado por Tv Minas em 02/10/2022 às 10h38

Fonte: G1

Pelo menos 129 morreram em confusão durante partida no último sábado. Número só é inferior ao da tragédia de Lima, em 1964.

Uma tragédia marcou o futebol da Indonésia na noite do último sábado, depois do jogo entre Arema FC e Persebaya Surabaya, pela primeira divisão nacional. Com invasão de campo e gás lacrimogêneo usado por policiais, pelo menos 129 pessoas morreram.

Pessoas que tentavam escapar do gás perderam o controle e acabaram pisoteando outras no local. Existem relatos de que muitos sentiram falta de ar, e que pais se perderam de seus filhos por conta de uma situação de "pânico incontrolável".

Nos registros de outros desastres do tipo no futebol, o ge encontrou apenas um com um número maior de mortos divulgados. Aconteceu em Lima, no Peru, em 1964. Foram mais 320 e outros mil feridos durante uma partida entre Peru e Argentina, em um torneio pré-olímpico.

Um tumulto teve início nas arquibancadas do Estádio Nacional de Lima, e muitas pessoas foram esmagadas. Os portões do local estavam fechados, algo que contribuiu para o altíssimo número de mortes.

Em 2001, uma tragédia semelhante aconteceu em Acra, capital de Gana, quando Hearts of Oak e Kumasi Asante se enfrentavam. De acordo com notícias da época, cerca de 120 pessoas morreram num confronto entre torcedores e policiais. Entre semelhanças com as outras já citadas, o uso de gás lacrimogêneo e o fato de o estádio estar com portões trancados. Alguns também morreram sufocados.

Em 1989, na Inglaterra, 96 pessoas morreram em tumulto durante jogo entre Liverpool e Nottingham Forest pela FA Cup. Numa correria de torcedores em busca de espaço no estádio Hillsborough, em Sheffield, muitos foram esmagados. Alguns ainda conseguiram escapar após a quebra de um portão, mas uma grande tragédia não foi evitada.

Confusão tumulto jogo Indonésia 129 mortes Arema Persebaya — Foto: AFPConfusão tumulto jogo Indonésia 129 mortes Arema Persebaya.

 

Tragédia de Hillsborough completou 30 anos em 2019: relembre os erros, as mudanças e a busca por justiça

Tragédia de Hillsborough em 1989 — Foto: Getty ImagesTragédia de Hillsborough em 1989.

Um ano antes da maior tragédia do futebol inglês, pelo menos 93 pessoas morreram em Kathmandu, no Nepal. A seleção local enfrentava Bangladesh quando uma forte chuva de granizo começou a cair. Grande parte dos cerca de 30 mil presentes entrou em pânico e tentou fugir de forma desesperada. Apenas uma das oito saída estava aberta, e muitos acabaram pisoteados e sufocados.

 

=> Clique aqui para conferir o resultado dos candidatos a todos os cargos.

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana