Morre Éder Jofre, ícone do boxe nacional, aos 86 anos

Publicado por Tv Minas em 02/10/2022 às 14h26

Fonte: CNN

Conhecido pelo apelido "Galo de Ouro", Jofre estava internado desde 4 de março por causa de um quadro de pneumonia; a causa da morte não foi revelada.

O ex-pugilista Éder Jofre morreu, aos 86 anos, na madrugada deste domingo (2) em São Paulo. A informação foi confirmada à CNN por familiares da lenda do boxe nacional.

Conhecido pelo apelido “Galo de Ouro”, Jofre estava internado desde 4 de março por causa de um quadro de pneumonia. A causa da morte não foi revelada.

Ele também sofria de encefalopatia traumática crônica, degeneração progressiva de células cerebrais causada por lesões na cabeça.

Considerado o maior boxeador peso galo brasileiro da história, Jofre começou a carreira nos ringues em 1953, como amador no torneio “Forja de Campeões”. Sua estreia no pugilismo profissional foi em 1957, onde, três anos mais tarde, conquistou o primeiro título de campeão mundial do peso galo.

Ao todo, foi tricampeão mundial dos pesos galo e pena entre os anos 1960 e 1965, ano em que perdeu o cinturão para o japonês Masahiko Harada.

Em 1992, integrou o “Hall da Fama” do boxe, localizado em Canastota, nos Estados Unidos, considerado o mais importante da categoria esportiva. Em 2021, entrou para o Hall da Fama da Costa Oeste (WCBHOF), em Los Angeles.

Jofre é o único brasileiro em ambos os espaços honorários.

Se aposentou dos ringues em 1976. Em 1982, envergou para a política nacional ao ser eleito vereador de São Paulo pelo PDS, e, em 1989, se filiou ao PSDB. Jofre seguiu carreira na vereança até 2000 e foi autor de 25 leis.

O maior boxeador nacional teve uma minissérie feita em sua homenagem, batizada de “10 Segundos Para Vencer” (2018). A produção, desdobramento de um filme homônimo, conta a história de Jofre pela interpretação de Daniel de Oliveira.

Considerado o maior boxeador peso galo brasileiro da história, Jofre foi tricampeão mundial dos pesos galo e pena entre os anos 1960 e 1970.

 

=> Clique aqui para conferir o resultado dos candidatos a todos os cargos.

 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana