PC cumpre 7 mandados e apreende menores com materiais ligados à crimes de ódio

Publicado por Tv Minas em 24/04/2023 às 15h21

Fonte: PCMG

Operação Escola Segura realizada em Itajubá teve o objetivo de prevenir e reprimir crimes no ambiente escolar, além de orientar e tranquilizar a comunidade escolar.

A Policia Civil de Minas Gerais (PCMG), pela Regional de Itajubá, realizou diversas atividades com o objetivo de prevenir e reprimir crimes no ambiente escolar, além de orientar e tranquilizar a comunidade escolar. As ações fizeram parte de uma operação coordenada com o nome de Escola Segura.

Como resultado, os policiais civis cumpriu sete mandados de busca que levou à apreensão de de materiais  ligados à crimes de ódio, apologia ao nazismo e violência extrema. Dois adolescentes foram apreendidos e a autoridade policial representou pela internação. Por meio de investigações, a equipe da Delegacia de Itajubá identificou os suspeitos que utilizavam as redes sociais para tais práticas. Os adolescentes foram encaminhados a Belo Horizonte estando a disposição da Justiça.Nenhuma ameaça que fizesse menção à ataques ou massacres a escola foram identificadas.

Dentro do planejamento, ainda, a equipe de policiais civis de Itajubá realizaram ações de coleta de informações, investigativas e educativas foram executadas. Atividades dirigidas a professores, diretores e pais das escolas das redes pública e particular também foram realizadas. Como a realização de quatro palestras com informações no sentido de orientar os alunos e colaboradores das escolas, bem como através de visitas esclarecedoras e do compartilhamento de informações e levantamentos realizados através de diligências de campo.

Foram estabelecidos também o estreitamento  dos canais de comunicação entre as instituições de ensino e a PCMG, bem como a realização de visitas direcionadas as instituições e residências.

Outro trabalho de conscientização que foi realizado trata de orientar o quanto é pernicioso e prejudicial a criação, divulgação e compartilhamento de notícias falsas que geram insegurança, pânico e instabilidade, além de esta prática caracterizar crime.

A Policia Civil de Minas Gerais em Itajubá, ainda, implantou a vigilância constante  a estes e outros fatos, exercendo a atividade fim, atuando não só na apuração das informações, mas também nas devidas responsabilizações.

Fotos: Divulgação 17º Departamento de Polícia Civil

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana