Banda Beth Bacana de Pouso Alegre cantará no Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Publicado por Tv Minas em 24/05/2023 às 19h52

A apresentação acontecerá no “Intervalo Cultural” do órgão e os artistas aproveitarão a ocasião para homenagear à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o TJMG.

A banda Beth Bacana tem origem pouso-alegrense e é formada pelos cantores Chloe Gabriel e Leandro Damasceno. A cantora nasceu e cresceu em Pouso Alegre, já o cantor que é o fundador da banda, nasceu em São Gonçalo do Sapucaí e foi criado Heliodora. A Beth Bacana surgiu em meados de 2004, mas o seu formato inicial era um trio, o Leandro no vocal, um contrabaixista e um baterista. Como o grupo musical era composto só por homens, nome Beth Bacana veio como uma homenagem às mulheres.

Após alguns anos, Leandro conheceu a Chloe e ela começou a fazer parte da banda em 2007. Nessa época, o grupo musical atuava como banda de baile e seus principais shows aconteciam em festas de casamento. Mas a partir de 2017, o grupo musical decidiu desenvolver mais seu lado autoral e em 2019 eles lançaram o primeiro single. “De 2019 pra cá, a gente começou a fazer um trabalho autoral, mas também levando a energia dos tempos de banda show, o agito, a animação para o nosso show que agora tem as músicas próprias também”, relembra Leandro.

Além das vozes de Chloe e Leandro, a Beth Bacana conta com equipe de 15 a 20 pessoas, distribuída entre dançarinas, musicistas e parte técnica. “No palco nós somos em 11 durante o show, fora a equipe técnica. São duas dançarinas, depois a gente tem bateria, baixo, guitarras, sanfona, percussão, saxofone, trompete e algumas ocasiões, teclado”, conta Chloe.

A banda mineira demonstra todo seu carinho pelo estado na música “Rock de Minas”, que foi composta por Leandro em 2006 e lançada em 2007. A canção disputou três festivais musicais, o Viola de Todos os Cantos da EPTV, emissora filiada da Rede Globo, o Festival Nacional da Canção e o Festival da Canção de Viçosa e ganhou o troféu voto popular do Festival da Canção de Viçosa com mais de 80% dos votos dos presentes. A música também teve um grande destaque no Viola de Todos os Cantos, no troféu internet, de 60 músicas, a canção ficou 7° lugar.

Em março deste ano, a banda lançou uma nova versão da música “Rock de Minas”, com direito a elementos sensoriais, como o barulho de uma Maria Fumaça. Ao escutar a canção com fones de ouvido é possível ter a sensação de “sentir” o trem chegar, enquanto o som caminha do ouvido direito para o esquerdo e dá destaque às vozes dos vocalistas que entoam o refrão à capela.

O clipe colaborativo produzido especialmente para as redes sociais teve suas cenas principais gravadas no “Trem das Águas” em São Lourenço e imagens enviadas por mineiros. Foi uma forma que os artistas encontraram de incluir a população no projeto além de dar destaque a simplicidade, cultura, culinária e cidades mineiras. O vídeo já passa de 100 mil visualizações no Facebook, além de centenas de comentários e compartilhamentos de mineiros orgulhosos espalhados por todo o Brasil.

A Beth Bacana ainda possui um projeto chamado “#MadeInMinas” que tem como objetivo contribuir com o fomento da cultura e do turismo do estado, através de suas músicas, shows e projetos audiovisuais. Como parte do projeto, a banda criou o “Troféu Rock de Minas” que traz a letra da canção e a logomarca da turnê para homenagear os mineiros citados na canção e instituições que atuam no desenvolvimento da cultura e do turismo de Minas. O primeiro troféu foi entregue à banda “SKANK”, em 2022 na cidade de Pouso Alegre.

A banda irá se apresentar pela primeira vez em Belo Horizonte com a Turnê “#MadeInMinas”, no formato acústico, no Intervalo Cultural do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O evento será aberto ao público acontecerá na próxima sexta, 26 às 12h, no prédio do Tribunal na Avenida Afonso Pena, 4001, Serra, em Belo Horizonte. Na ocasião, os artistas entregarão o “Troféu Rock de Minas” ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais na pessoa de seu Presidente; Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho em agradecimento por receberem o show “#MadeInMinas” e pela iniciativa do projeto “Intervalo Cultural” que contribui com a cultura do estado, valoriza o artista mineiro e cria uma conexão com a população belo-horizontina. E como símbolo do comprometimento dos artistas em contribuir com a cultura e turismo do estado através de seus projetos para inspirar a nova geração de artistas a continuar a celebrar Minas Gerais em forma de arte e música, os artistas convidaram a Secretaria de Estado de Cultura e de Turismo de Minas Gerais para receber o “Troféu Rock de Minas” que será entregue em mãos à Chefe de Gabinete da Secretaria, Sra. Maristela Rangel.

Acompanhe o trabalho da Beth Bacana.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana