Intercambistas indianos do Rotary visitam o sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 29/05/2023 às 17h10

Fonte: Rotary

Durante a estadia, os visitantes irão irão conhecer diversas cidades, incluindo Monte Sião, Machado, Formiga, Pains, Piumhi e Capitólio, além de Pouso Alegre.

Entre os dias 27 de maio e 9 de junho, a região recebe visitantes especiais direto do país mais populoso do planeta, que neste ano, de acordo com os dados da ONU, a população da Índia bateu em 1,428 bilhão de habitantes,.  O grupo é formado por rotarianos da Índia para uma visita de intercâmbio cultural. O convite partir do Distrito 4560 do Rotary Internacional. Durante a estadia, os visitantes irão conhecer diversas cidades, incluindo Monte Sião, Machado, Formiga, Pains, Piumhi e Capitólio, além de Pouso Alegre.

Em Pouso Alegre, os indianos fizeram uma visita ao Museu da Câmara de Vereadores e as obras do futuro Hospital do Câncer Samuel Libânio. 

No sábado (27) a convite do Rotary Club Pouso Alegre Sul a comitiva foi recebida  pelo Presidente do Rotary Rolando Brandão, do Governador eleito do Rotary – Sr. Quintanilha e demais membros do Rotary, do Presidente da Câmara – vereador Leandro Morais – e dos vereadores Igor Tavares, Dionício do Pantano, Reverendo Dionísio e Gilberto Barreiro. O deputado estadual Dr. Paulo também esteve presente.

A comitiva conheceu a história da cidade, os trabalhos sociais realizados pelo Rotary no município e também anunciar a intenção de ajuda ao Hospital Oncológico que está em construção e irá atender pacientes de Pouso Alegre e região. 

A visita in loco as obras do hospital aconteceu nesta segunda (29/05). A visita da comitiva de representantes da Fundação Rotary da Índia trouxe enorme otimismo para uma parceria que deve ajudar o Hospital Oncológico Samuel Libânio. A expectativa é que a Fundação Rotária apoie e ofereça subsídios para equipar salas que fazem parte do primeiro piso da construção do Hospital. O evento desta segunda-feira, dia 29 de maio, contou com a presença de representantes e autoridades de Clubs Rotarys de Pouso Alegre e região.

Os visitantes foram recebidos por representantes da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), na Sala 8 da Univás, onde os participantes receberam informações da grandeza do atendimento de saúde prestado pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio e sobre a necessidade da construção do Hospital Oncológico. 

A comitiva veio para trazer apoio na construção desse grande sonho pouso-alegrense que é o Hospital Oncológico Samuel Libânio. Eles vieram com intuito de conhecer o projeto, conhecer as realizações e por meio do Rotary Club, a Fundação Rotária está pleiteando recursos para equipar salas do novo hospital. Segundo representantes da FUVS, a obra exige muito trabalho e dedicação por parte de todos, por isso a importância da atuação do grupo político, liderado pelo deputado federal Rafael Simões, que vem trabalhando sem medir esforços pela construção do Hospital Oncológico.

A comitiva percorreu vários setores do HCSL, acompanhados do diretor técnico, Dr. Alexandre Hueb, e o enfermeiro e diretor do Colégio João Paulo II, Miguel Simeão Jr. Eles visitaram também as obras de construção do Hospital Oncológico onde puderam constatar o local que necessita de verbas para equipar salas do primeiro piso. “Nossa expectativa é muito positiva. É óbvio que os equipamentos que são necessários para nosso Hospital Oncológico têm um valor agregado muito grande e a possibilidade que nós temos de contar essa entidade é muito importante. Eles saíram da Índia para nos avaliar, tiveram uma ótima impressão e é muito provável que a parceria vai ajudar a equipar, principalmente, as salas de alta tecnologia. Para nós será um privilégio, será um pleito muito grande. Esse sonho é de todos e está se materializando. Nós estamos recebendo os recursos próprios municipais e parlamentares e agora, com a possibilidade de ter uma parceria internacional é fundamental para conquista do que desejamos que é fazer o bem, oferecer atendimento de qualidade e acolhimento humanizado à população”, analisa Dr Hueb. Atualmente, o HCSL atende 204 municípios ultrapassando a marca populacional de 4 milhões de habitantes, sendo o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

A representante, Kavita Saraf, falou em nome da comitiva indiana. “Fiquei bem impressionada com a magnitude do projeto. Fiquei impressionada com o atendimento e o carinho e atenção que médicos como Dr. Hueb tem com os pacientes do hospital.  É um projeto que necessita de um trabalho conjunto e unido para fazer acontecer. O entusiasmo e compaixão do Dr. Hueb é exemplo de profissionalismo e dedicação que buscamos nos profissionais de saúde. Com relação ao Hospital Oncológico, temos um projeto similar na Índia onde o Rotary Club colaborou demais com a construção. Assim que voltarmos para Índia, vamos nos comunicar com o distrito, com os clubes, com as instituições e as ONGs para tentar trazer o máximo possível de recursos para financiar esse Hospital Oncológico. As expectativas são muito boas”, afirmou Kavita.

O Governador do Rotary Club Internacional, Sérgio Quintanilha, falou da importância da visita. “O intuito do Rotary é sempre ajudar nossa população e nessa ajuda costumamos trazer parceiros internacionais para que possam auxiliar nossos projetos, especialmente, esse projeto do Hospital Oncológico onde o presidente do Rotary Club de Pouso Alegre Sul está empenhado. Então, eles vêm pra cá para ajudar nesse momento e, em contrapartida, no futuro, ajudamos em projetos que vão auxiliar a população da Índia”, explica.

O presidente do Rotary Clube de Pouso Alegre Sul, Rolando Toledo Brandão Filho, parabenizou toda direção do HCSL e disse que vai trabalhar firmemente para trazer recursos para o Hospital Oncológico. “Essas pessoas, esses profissionais do Hospital Samuel Libânio fazem um brilhante trabalho. Para o Rotary é um prazer ser escolhido a fazer essa parceria junto com o novo Hospital Oncológico que vai ajudar toda comunidade em nosso entorno. Então, nós estamos juntos e contamos com a ajuda de todos os Rotary Clubs da região. Vamos envolver todos os clubes ao nosso redor que serão beneficiados diretamente com esta nova ala do Rotary aqui no Hospital Oncológico em Pouso Alegre”, ressaltou.

Parte da comitiva indiana visitou as unidades Central e Fátima da Univás, onde foram carinhosamente recebidos por educadores e estudantes.

O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.

HISTÓRIA DE PELÉ 

Além disso, os rotarianos indianos passarão dois dias em São Paulo para conhecer a maior metrópole do hemisfério sul e receberam um convite especial do Rotary Club de Santos para visitar a cidade e conhecer a história de Pelé e a lendária Vila Belmiro.

Os projetos de subsídio global são uma das iniciativas mais importantes dos Rotary Clubs em todo o mundo, e os clubes locais do Distrito 4560 estão entusiasmados em receber os rotarianos indianos para discutir tais projetos. Os clubes locais estão apresentando propostas de projetos para melhorar suas comunidades e estão preparando uma série de atividades, como eventos culturais, passeios turísticos e reuniões de trabalho, para recepcionar os visitantes.

Essa visita será uma oportunidade única para os rotarianos do nosso Distrito aprenderem com os indianos e, juntos, promoverem ações em prol da sociedade. Os subsídios globais são uma iniciativa dos Rotary Clubs em todo o mundo, que buscam financiar projetos de impacto social em suas comunidades.

Essa troca de experiências será enriquecedora para todos os envolvidos e fortalecerá ainda mais os laços entre os dois países. Todos os clubes do Distrito 4560 estão convidados a participar dos encontros e atividades que serão realizados na visita. Essa é uma oportunidade singular para os rotarianos do distrito interagirem com os Companheiros no servir, conhecerem de perto sua cultura e tradições, além de estreitarem laços de amizade entre ambos os países.

Os rotarianos indianos são conhecidos por sua alegria e disposição em fazer o bem, e certamente essa visita será marcada por momentos de aprendizado, troca de experiências e muito companheirismo. Todos os clubes do Distrito 4560 estão convidados a participar dessa iniciativa e contribuir para fortalecer os laços entre os rotarianos do Brasil e da Índia. O Rotary International é uma organização vital para a promoção da paz e compreensão internacional e para o desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade global.

Com informações e fotos das Assessorias

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana