Emirados Árabes querem construir cidade marciana em Dubai

Publicado por Tv Minas em 13/06/2020 às 13h17

Fonte: Olhar Digital

Projeto é parte de planos para colonizar o planeta vermelho dentro dos próximos 100 anos.

 

Arquitetos, designers e engenheiros do Bjarke Ingels Group (BIG), baseado em Copenhague e Nova York, criaram planos para uma cidade em Marte e irão adaptá-los para construção no deserto próximo a Dubai, como parte do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC). A empreitada é parte de um plano anunciado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 2017, que visa colonizar o planeta vermelho num espaço de 100 anos.

 

Marte não é o local mais hospitaleiro para uma cidade. Não há um campo magnético global para proteger a superfície de radiação solar, a temperatura média é de -63 ºC e a atmosfera é tão rarefeita que líquidos, como água ou sangue humano, fervem na superfície.

 

Jakob Lange, um parceiro do BIG, explicou à CNN os planos de sua equipe para superar estes desafios. A área da cidade será coberta por domos pressurizados, feitos com uma estrutura metálica poligonal revestida de uma membrana de polietileno, um plástico comum. Os domos serão preenchidos com oxigênio, que será produzido através da eletrólise do gelo subterrâneo. À medida que a cidade crescer, mais domos serão construídos e conectados, formando uma estrutura em forma de anel.

 

Energia elétrica e calor serão fornecidos através de usinas solares. Prédios serão impressos em 3D usando materiais encontrados no solo marciano. Para proteger os ocupantes da radiação solar, salas serão localizadas a até seis metros sob o solo.

 

Sobre elas o BIG prevê a construção de grandes aquários com fundo transparente, que servirão a dois propósitos: permitir a entrada de luz nas salas e filtrar a radiação. Como Marte tem um terço da gravidade da Terra, os arquitetos poderão usar colunas mais finas e vãos maiores em seus projetos, dando origem a uma nova linguagem de design tipicamente marciana.

 

Na versão terrestre a cidade, por enquanto batizada de Marte Science City (Cidade Marciana da Ciência), não precisará ser pressurizada, e as construções serão feitas com areia do deserto, mas os conceitos principais serão os mesmos. Além de um centro de pesquisas, a cidade terá um complexo educacional, museu, anfiteatro e espaços de escritório para co-working.

 

Ainda não há prazo para construção ou inaguração da cidade. O MBRSC está conduzindo um estudo detalhado das especificações, que será usado para determinar um orçamento e o tamanho do projeto.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana