13 cidades da regional de Pouso Alegre não têm casos de Covid-19

Publicado por Tv Minas em 17/06/2020 às 22h00

Matéria extraída do Terra do Mandu

 

São mais de 60 mil moradores nesses municípios. Algumas prefeituras adotaram medidas mais rígidas de isolamento, com fechamento de acesso e proibição de entrada de visitantes.

 

A Regional de Saúde de Pouso Alegre, composta por 53 municípios, já soma 1.029 casos confirmados e 34 mortes pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Dessas cidades, apenas 13 se mantêm sem nenhum caso confirmado de Covid-19.

 

As cidades que ainda não tiveram moradores infectados pelo vírus são: Albertina, Consolação, Gonçalves, Ibitiúra de Minas, Marmelópolis, Natércia, Pedralva, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Sapucaí Mirim, Tocos do Moji e Turvolândia. O total de moradores nesses municípios é de 66.028 habitantes.

 

Algumas dessas cidades que estão de fora da triste estatística adotaram medidas de isolamento mais drásticas, com fechamento de acessos, barreiras sanitárias e proibição de entrada de visitantes.

 

A turística Gonçalves, de 4.350 moradores e mais de 40 pousadas, é uma das cidades que adotou um controle mais rígido desde o início da pandemia. Essa semana fez três meses que o governo de Minas decretou calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus. No mesmo dia, a prefeitura mandou fechar todos os acessos secundários ao município, incluindo bairros rurais, e implantou barreira sanitária na entrada principal.

 

Três meses depois, as medidas continuam valendo e só entra em Gonçalves quem é morador da cidade ou tem segunda residência, mesmo assim após passar por triagem e ser cadastrado pela equipe de saúde. O comércio local voltou a funcionar com medidas de segurança e obrigatoriedade de uso de máscaras.

 

As pousadas vão poder voltar a receber hóspedes a partir do próximo dia 22. A ocupação máxima será de 30% para os estabelecimentos que assinarem termo de compromisso e receberem vistoria da vigilância sanitária. Os atrativos naturais vão permanecer fechados.

 

Entre as 13 cidades da regional de Pouso Alegre sem casos da Covid, Pedralva tem a maior população, com 11.195 moradores. A prefeitura até postou um caso confirmado no dia 02 de junho. Porém, o caso não entrou no boletim do estado para o município porque a pessoa que teve o resultado positivo é moradora de outra cidade.

Compartilhe essa matéria: