Novo ciclone pode atingir Santa Catarina na próxima semana

Publicado por Tv Minas em 04/07/2020 às 14h52

Fonte: ND+

Ciclone deve atingir estado na próxima terça-feira (7); meteorologista diz que intensidade deve ser menor.

 

Um novo ciclone deve atingir Santa Catarina na próxima terça-feira (7). O fenômeno, no entanto, não deve ter a mesma intensidade do ciclone bomba que atingiu o estado nesta semana.

 

“O ciclone que nós tivemos no dia 30 e 1º [de junho] foi diferente, principalmente por conta da frente-fria e da instabilidade que passou por Santa Catarina”, diz a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.

 

No caso do ciclone bomba, explica Lima, além de sua formação, a passagem de uma frente fria, em direção ao Litoral, foi responsável por provocar temporais.

 

“O ciclone teve características diferentes porque também tivemos áreas de baixa pressão no Oeste de Santa Catarina. Tivemos linhas de instabilidade associadas à frente fria que passou pelo estado que, em geral, estão ligadas ao ciclone extratropical”, comentou Lima.

 

O próximo ciclone deve causar chuvas e rajadas de vento de até 70 km/h principalmente no Planalto Sul. A previsão é de formação de ondas mais altas, não sendo aconselhado a navegação.

 

A meteorologista explica que a passagem desse novo ciclone pode causar prejuízos, mas não deve ter o mesmo potencial destrutivo do último fenômeno.

Compartilhe essa matéria: