Ufla sobe mais 10 posições no ranking THE América Latina e alcança 24ª posição

Publicado por Tv Minas em 08/07/2020 às 13h25

Ufla eleva, mais uma vez, o nome de Lavras, de Minas Gerais e o Brasil, com a melhora na classificação entre as melhores universidades da América Latina.

 

Em meio a tantas notícias ruins, finalmente uma boa notícia para Lavras e para a educação brasileira: pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) sobe 10 posições no ranking Times Higher Education América Latina e alcança a 24ª colocação em 2020, após ocupar a 34ª em 2019 e a 44ª em 2018. A classificação foi divulgada hoje, terça-feira, dia 7 e publicada no site da Universidade.

 

A Universidade também se destaca entre as instituições brasileiras como a 14ª colocada do País, seis posições acima da classificação do ano passado. No Estado de Minas Gerais, mantém a 3ª colocação pelo terceiro ano consecutivo.

 

A classificação baseia-se em cinco pilares: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e investimento da indústria. No pilar investimento da indústria, que avalia as parcerias da universidade com o setor industrial, a Ufla destaca-se como a 3ª colocada no País, com a pontuação 90,6. Embora os investimentos tenham crescido em termos absolutos, o indicador registrou ligeira queda (92,4), devido ao maior aumento dos investimentos em outras instituições.

 

Em comparação com o ano passado, a Ufla avançou em citações (subiu de 25,8 para 31,8) e perspectivas internacionais (de 24,9 passou para 27,6). Os dois pilares estão diretamente relacionados à visibilidade e cooperação internacional e contribuíram para a elevação da Universidade no ranking. A melhoria é reflexo direto do investimento institucional em internacionalização e pesquisa.

 

O ranking THE América Latina 2020 inclui 166 universidades de 13 países; 61 delas são brasileiras. No ano passado, foram avaliadas e classificadas 150 instituições de 12 países.

Compartilhe essa matéria: