Ainda em crise pela COVID-19, Minas retomará o futebol neste domingo

Publicado por Tv Minas em 26/07/2020 às 13h56

Dirigentes acreditam que há segurança suficiente para o retorno do Campeonato Mineiro.

 

Depois de 131 dias de paralisação, a bola volta a rolar pelo Campeonato Mineiro neste domingo. Ao todo, seis jogos formam a 10ª rodada, com destaque para Cruzeiro x URT, às 11h, no Mineirão, e o clássico entre América e Atlético, às 16h, no Independência. Enquanto o estado vive o momento mais delicado da pandemia de COVID-19, o futebol retornará com a disputa da reta final do Estadual, que tem várias brigas acirradas.

 

O futebol terá reinício com estádios vazios por causa do risco de propagação do vírus. O estado de Minas Gerais atingiu 110.093 casos do novo coronavírus neste sábado. Ao todo, 2.404 pessoas morreram em função da doença nas cidades mineiras. Dos 853 municípios de Minas, 792 já tiveram ao menos um caso da enfermidade.


Apesar do clima de apreensão e tristeza que envolve todos os cantos do estado, a maioria dos dirigentes do futebol mineiro entende que este é o momento certo para o recomeço. Os cartolas defendem que há segurança suficiente para não expor a vida dos profissionais envolvidos no esporte.

 

Outros torneios regionais já estão em andamento, como os Campeonatos Paulista e Gaúcho. O estadual do Rio de Janeiro já foi encerrado no dia 15 julho, com vitória do Flamengo na final contra o Fluminense. 

 

A secretaria de estado da saúde de Minas aprovou neste mês o protocolo de segurança enviado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Entretanto, cabe a cada município aceitar ou não o retorno de eventos esportivos.

 

O protocolo de operação divulgado pela FMF determina diversas normas para os clubes. A concentração deverá começar em um prazo de 48h do início das partidas, e todos os jogadores deverão ser submetidos a testes nesse período.

 

Além disso, cada delegação poderá conter 40 pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e outros a serviço de cada equipe. O uso de máscara será exigido na chegada ao estádio. No campo, só jogadores e trio de arbitragem poderão ficar sem a proteção. Durante os jogos, todos os atletas deverão utilizar recipientes individuais para hidratação. Jornalistas, fotógrafos e outros responsáveis pela cobertura da mídia também devem ser testados. 

 

 

Disputas acirradas

 

O único clube garantido na semifinal do torneio é o América, que lidera a competição, com 21 pontos. No domingo, às 16h, no Independência, o Coelho pode selar a primeira posição e levar vantagem para as fases finais. O time americano encara o Atlético, terceiro colocado com 18 pontos. Em caso de vitória alviverde e derrota do Tombense, vice-líder, com 20 pontos, contra o Coimbra, o América garante a liderança.

 

Para garantir uma vaga na semifinal, a equipe de Tombos precisa de um empate nos dois jogos finais (Coimbra, em Belo Horizonte, e Uberlândia, em Tombos). Dependendo do desempenho do Cruzeiro, o time da Zona da Mata avança sem pontuar.

 

Com investimento elevado, o Atlético retorna ao Estadual pressionado para buscar o título. Em último ano de mandato, o presidente Sérgio Sette Câmara tenta sua primeira conquista no comando do time alvinegro. O Galo precisa de uma vitória simples nas duas rodadas finais (América, no Independência, e Patrocinense, no Mineirão) para avançar à semifinal.

 

A situação mais difícil dos grandes clubes é a do Cruzeiro. O time de Enderson Moreira, que fará sua estreia contra a URT, neste domingo, às 11h, no Mineirão, está na quinta posição, com 14 pontos. O último clube entre os quatro primeiros é a Caldense, com 17. O time de Poços de Caldas tem uma vitória a mais que a Raposa (5 x 4) e maior saldo de gols: 6 x 2. Nas duas rodadas finais, a equipe estrelada terá que tirar a diferença em pontos e no saldo de gols. Na rodada final, está marcado um confronto direto entre Cruzeiro e Caldense no Ronaldão, em Poços de Caldas.

 

Antes dessa decisão, a Caldense ganhou um forte aliado de última hora: o jogo contra o Tupynambás, último colocado do Estadual, com 3 pontos, foi transferido para o Ronaldão. Juiz de Fora está impossibilitada de receber a partida por causa do combate à COVID-19. Por causa disso, o jogo foi remarcado para o Manduzão, em Pouso Alegre. A prefeitura do município, contudo, informou que não poderá sediar a partida. Assim, o duelo passou para Poços de Caldas. Como não haverá torcida, em função da pandemia, os times entenderam, assim como a FMF, que não haverá inversão de mando. Em casa, a Caldense tem 86,7% de aproveitamento neste Estadual. O time do Sul de Minas disputou cinco jogos, com quatro vitórias e um empate.

 

Correndo por fora, a Patrocinense, com 12 pontos, tem chances remotas de avançar à semifinal. Nas duas rodadas finais, o time de Patrocínio recebe o Boa Esporte, neste domingo, às 16h, e visita o Atlético, na próxima quarta, às 21h30.

 

 

Rebaixamento

 

A situação mais complicada é a do Tupynambás, com 3 pontos. O time de Juiz de Fora ainda jogará as duas partidas finais na casa do adversário (Caldense, neste domingo, e Boa Esporte, na próxima quarta-feira). A equipe da Zona da Mata tem que vencer as duas rodadas finais e torcer para tropeços de Villa (4 pontos), Coimbra (7 pontos) e Boa Esporte (8 pontos).

 

O Villa Nova também está próximo da degola. O time de Nova Lima tem 4 pontos e saldo negativo de oito gols. O Leão do Bonfim terá pela frente nas duas rodadas finais o Uberlândia, no domingo, às 10h, no Parque do Sabiá, e jogo direto contra o Coimbra, na próxima quarta, às 21h30, no Castor Cifuentes. O Villa terá que pontuar e torcer pelos tropeços de Coimbra, com 7 pontos, ou Boa Esporte, com 8. 

 

Também na luta contra o descenso, o Coimbra vai enfrentar o Tombense, no domingo, às 21h30, no Independência, e o Villa, em Nova Lima, no encerramento da primeira fase. Já o Boa Esporte medirá forças contra o Patrocinense, no domingo, às 16h, em Patrocínio, e o Tupynambás, na próxima quarta, às 21h, em Varginha.

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana