Prefeito decide incluir Itajubá no programa Minas Consciente

Publicado por Tv Minas em 04/08/2020 às 20h54

O decreto permite que a cidade possa determinar, inclusive, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas de acordo com o agravamento da pandemia.

 

O prefeito Rodrigo Riera publicou um decreto nesta segunda-feira (3) em que decide incluir Itajubá no programa Minas Consciente.

 

Com a medida, a prefeitura põe fim à polêmica em torno dos planejamentos que propunham a flexibilização do funcionamento de vários setores do município.

 

Ao longo dos últimos meses, a prefeitura vem sofrendo pressão de empresários de setores prejudicados pela pandemia, como proprietários de restaurantes e academias.

 

Com a medida, a cidade passa a cumprir as normativas do Governo de Minas Gerais, que ficará responsável por deliberar sobre a reabertura ou não desses setores durante a pandemia do novo coronavírus.

 

No documento, o prefeito não dá detalhes sobre o motivo da mudança. Entretanto, ele afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde continuará sendo a responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos, a capacidade assistencial de saúde do município e orientar a manutenção do processo de retomada das atividades econômicas.

 

O decreto permite que a cidade possa determinar, inclusive, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas de acordo com o agravamento da pandemia. "Qualquer alteração de protocolo será amplamente divulgada pelos meios oficiais de comunicação da Prefeitura Municipal, além da publicidade dada pelo site oficial do Plano Minas Consciente", informa.

 

O programa Minas Consciente foi criado em abril pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG).

 

A iniciativa sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

 

O projeto distribui a reabertura em três fases, como a onda vermelha, amarela e verde. Além disso, o processo de reabertura é subdividido por regiões do estado.

 

O Sul de Minas continua na onda amarela, que permite a reabertura de serviços não essenciais.

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria: