Às vésperas do Dia dos Pais, governo de MG orienta 62 municípios a fechar lojas

Publicado por Tv Minas em 07/08/2020 às 21h18

A orientação consta na nova configuração do plano, criado pela gestão do governador Romeu Zema para coordenar o isolamento social no estado.

 

Lojistas de 62 municípios mineiros -  até então liberados pelo Programa Minas Consciente a manter as portas abertas - podem ter que suspender as atividades a partir deste sábado (8), véspera do Dia dos Pais. A orientação consta na nova configuração do plano, criado pela gestão do governador Romeu Zema (Novo) para coordenar o isolamento social no estado.

 

O novo mapa, lançado nessa quinta-feira (6), passou a contar com duas divisões: por macro e por microrregiões.

 

Esta última agrupa cidades com tamanho, logística de atendimento, capacidade assistencial, disponibilidade de leitos e situação sanitária semelhantes, de modo a tornar os protocolos de flexibilização mais específicos. 

 

As 62 localidades aconselhadas ao recuo do comércio constam nas oito macrorregiões que avançaram para a onda amarela, ou seja: autorizadas a manter o funcionamento de serviços não essenciais considerados de baixo risco, como salões de beleza e lojas do varejo.

 

O avanço da pandemia nesses municípios, no entanto, inspira cuidados, o que, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), levou à recomendação para aumento do rigor da quarentena. A decisão final, todavia, caberá aos prefeitos.

 

Metade das cidades da lista de retração fica no Sul de Minas. É o caso de Três Corações, que contabiliza 320 casos confirmados e 13 mortes pela COVID-19, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

 

Outro exemplo é Poços de Caldas, com 487 infectados e 17 óbitos pela doença. A cidade, entrentanto, não deve seguir as diretrizes do programa, já que a prefeitura anunciou na quarta (5) a extensão do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante o fim de semana. 

 

Os demais municípios pertencem ao Triângulo Mineiro (18), Zona da Mata (10), Norte (1) e Região Central (1).

 

Dezessete cidades do grupo têm menos de 20 mil habitantes e economia com baixo potencial de aglomeração o que, em tese, as classificaria para um tratamento diferenciado dentro do Minas Consciente, com direito a abertura de bares e restaurantes.

 

A SES-MG, porém, argumenta que a curva de crescimento dos casos de COVID-19 nesses municípios é desproporcional à capacidade de acolhimento dos sistemas de saúde. 

 

Nessa situação estão a pequena Àgua Comprida, com apenas 1,9 mil habitantes; São João da Mata, com 2,7 mil; Espírito Santo do Dourado com 4,6 mil; Silvianópolis, com 6,2 mil; e Estiva, com 11,3 mil. Todas ficam no Sul do estado.

 

 

Liberação


Por outro lado, 345 prefeituras mineiras comemoram, a partir deste sábado (8), a progressão automática para a onda amarela, independe da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas. Destas, 175 aderiram ao Programa Minas Consciente.

 

A decisão foi tomada nessa quarta-feira (5) pelo Comitê Extraordinário COVID-19. A regra é específica para cidades com menos de 30 mil habitantes, com registro de menos de 50 casos por 100 mil pessoas nas últimas duas semanas.

 

Ao anunciar a liberação, o governador Romeu Zema (Novo) defendeu que esses municípios sequer mantém transporte público coletivo relevante e, portanto, oferecem ambiente pouco favorável à propagação do novo coronavírus.

 

A nova configuração do Minas Consciente leva em conta 62 microrregiões e 14 macrorregiões mineiras. Do total de 853 municípios, 412 aderiram ao programa. 

 

Patrocinador:

 

Compartilhe essa matéria: