Incêndio em cidade sul-mineira queimou árvores preciosas e ameaçadas de extinção

Publicado por Tv Minas em 16/09/2020 às 13h06

Fogo que já atingiu área de mais de 300 ha em Santa Rita do Sapucaí está sob controle, mas ainda exige intenso trabalho das equipes de combate.

 

Ainda não se sabe a causa do fogo que começou na manhã de sábado (12), no bairro da Grota ao lado do bairro Abertão, área rural de Santa Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas, e atingiu uma floresta de Araucárias, árvore preciosa e ameaçada de extinção, segundo o especialista Júlio César de Souza, biólogo, pesquisador e voluntário. Equipes de combate ainda estão no local para eliminar focos do incêndio que já consumiu mais de 300 ha em área de pastagens, plantações e florestas nativas

 

De acordo com Júlio César, os danos deste incêndio podem ser irreversíveis. “Este incêndio atingiu florestas importantíssimas como a de Araucárias, que ficam na divisa com a Serra dos Cardosos, próximo a Fazenda do Alto. Essa floresta de Araucárias era uma preciosidade, pois se trata de uma espécie de árvore ameaçada de extinção. A Araucária angustifólia, espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariaceae, é nativa do Brasil e encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina)”, conta.

 

 

"O fogo consumiu área de refúgio para muitas espécies vegetais e animais. Os danos podem ser irreversíveis".

 

O incêndio já dura mais de 96 horas e acontece em terreno irregular formado por pedreira e mata nativa e, mesmo que sob controle, exige cuidado e muita determinação da força de trabalho das equipes da Defesa Civil, funcionários das propriedades rurais do entorno e militares do Grupamento do Corpo de Bombeiros que ainda estão no local. "Estamos trabalhando agora no rescaldo da área afetada", comentou Robledo de Martha, coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí.

Compartilhe essa matéria: