Prêmio Nobel da Paz vai pra programa de combate à fome

Publicado por Tv Minas em 12/10/2020 às 13h44

O Prêmio Nobel da Paz 2020 foi para a maior organização humanitária do mundo, da ONU, que alimenta os famintos.

 

O Programa Mundial de Alimentos, PMA – ganhou o prêmio “por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos, ao buscar prevenir o uso da fome como arma”.

 

Em 2019, o PMA das Nações Unidas prestou assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países vítimas de insegurança alimentar aguda e fome – a maioria dos quais sofreu por causa da guerra e do conflito armado.

 

Durante a pandemia, o programa intensificou ainda mais seus esforços.

 

Como a própria organização declarou: “Até o dia em que tivermos uma vacina médica, a comida é a melhor vacina contra o caos”.

 

O Comitê Norueguês do Nobel enfatizou que a assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, mas também pode ajudar a melhorar as perspectivas de estabilidade e paz.

 

O PMA assumiu a liderança na combinação de trabalho humanitário com esforços de paz por meio de projetos pioneiros na América do Sul, África e Ásia.

 

 

Conselho de Segurança

 

A organização sem fins lucrativos foi um participante ativo no processo diplomático que culminou em maio de 2018 com a adoção unânime da Resolução 2417 pelo Conselho de Segurança da ONU.

 

Pela primeira vez, explicitou a ligação entre conflito e fome e exortou os Estados Membros a ajudarem a garantir que a assistência alimentar chegue os necessitados e condenou o uso da fome como método de guerra.

 

 

Fraternidade

 

Com o prêmio deste ano, o Comitê Norueguês do Nobel deseja “voltar os olhos do mundo para … o avanço da fraternidade das nações mencionada no testamento de Alfred Nobel.

 

Como a maior agência especializada da ONU, o WFP é uma versão moderna dos congressos de paz que o Prêmio Nobel da Paz pretende promover. ”

 

“O trabalho do Programa Mundial de Alimentos em benefício da humanidade é um esforço que todas as nações do mundo deveriam ser capazes de endossar e apoiar.”

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana