Maradona teve problemas de saúde e crises por uso de cocaína e de álcool

Publicado por Tv Minas em 26/11/2020 às 13h05

Fonte: G1

Jogador chegou a declarar: "Eu era, sou e serei um viciado em drogas". Vício em cocaína levou à primeira complicação na carreira em março de 1991, quando foi afastado por 15 meses do futebol.

 

O jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona enfrentou um longo histórico de problemas de saúde, alguns deles decorrentes do uso de drogas e do abuso do álcool. Nesta quarta-feira (25), ele morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

 

Maradona chegou a declarar: "Eu era, sou e serei um viciado em drogas". O histórico com o uso de cocaína levou à primeira mancha na carreira em 17 de março de 1991, quando recebeu sua primeira suspensão: 15 meses afastado do futebol. Em 1994, foi pego no exame de antidoping e cortado da seleção argentina.

 

Depois disso, o jogador teve episódio de overdose, complicações hepáticas por causa da bebida, sobrepeso que o levou a uma cirurgia bariátrica, internação em hospital psiquiátrico e, recentemente, foi submetido a uma cirurgia no cérebro. A morte por parada cardíaca ocorreu pouco tempo depois da cirurgia.

 

O cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb afirma que a parada cardiorrespiratória é consequência de uma doença anterior. "Tudo termina na parada do coração. Ela pode estar associada a causas cardiovasculares, por exemplo”, afirma. “Obesidade, hipertensão, uso de álcool e drogas, tudo isso afeta o nosso coração.”

 

A médica Juliana Soares, clínica geral e cardiologista pela Unifesp e médica do Hospital Israelita Albert Einstein, lembra que “o uso de drogas, em especial cocaína e álcool, afeta diretamente o sistema cardiovascular, com maior incidência nas artérias do coração e o sistema nervoso central, que inclui o cérebro.”

 

As substâncias podem causar alterações do ritmo de batimento do coração, levando a casos de arritmias, e parada cardiorrespiratória.

 

 

Histórico dos problemas de saúde

 

Abaixo, veja um histórico das cirurgias e outros episódios enfrentados pelo maior jogador da história do futebol argentino:

 

 

2020 - Cirurgia no cérebro

 

No começo deste mês, Maradona passou por uma drenagem de pequena hemorragia no cérebro. Ele teve o que os médicos chamam de hematoma subdural crônico, que é um acúmulo de sangue na meninge. Os médicos associaram o problema a algum trauma cuja data não foi determinada.

 

Maradona tinha um quadro de saúde frágil: chegou ao hospital com anemia e desidratação, e andava e comia com dificuldades nos dias anteriores à cirurgia. No hospital, relatou sintomas de abstinência.

 

A médica Juliana Soares lembra que esportistas estão sujeitos a lesões na cabeça que podem causar um “pseudoaneurisma”, possivelmente relacionado a pancadas frequentes comuns na atividade de jogadores de futebol, de futebol americano e de boxeadores. “Esportistas acabam tendo muita lesão na cabeça e isso pode causar uma lesão nas artérias. Pode ocorrer e por muito tempo não acontecer nada”, aponta a especialista.

 

 

2019 - Cirurgias no joelho e no abdômen

 

Maradona foi submetido, em 24 de julho de 2019, a uma operação no joelho direito em uma clínica nos arredores de Buenos Aires. Em janeiro, ele passou por uma cirurgia abdominal. A operação foi decorrência de um sangramento no estômago verificado durante uma consulta em 4 de janeiro. À época, ele teve uma hérnia abdominal devido a uma laparoscopia a que Maradona havia sido submetido há algum tempo.

 

 

2018 – Mal estar na Copa

 

Em 27 de junho de 2018, Maradona passou mal no estádio de São Petersburgo, onde foi atendido depois da partida na qual a Argentina venceu por 2 a 1 a Nigéria. Á época, Maradona relatou que teve “muitas dores na nuca” e sofreu “uma descompensação”.

 

 

2017 – Operação no ombro

 

Em março de 2017, Maradona fez uma operação ombro esquerdo em Dubai, na época em que comandava o Al Fujairah SC, um clube local da segunda divisão. À época, o jogador contou que operou os ligamentos do ombro esquerdo.

 

 

2007 – Hospitalização por hepatite

 

Em 2007, os excessos no consumo de álcool o levaram a uma outra hospitalização, agora por hepatite. Ele chegou a ser internado em um hospital psiquiátrico.

 

 

2004 – Cirurgia bariátrica

 

Pesando 100 quilos, Maradona teve uma crise cardíaca e respiratória em 2004 em Buenos Aires que o deixou à beira da morte. Recuperado, ele fez uma cirurgia bariátrica e perdeu 50 quilos, para retornar um ano depois como um apresentador de televisão.

 

 

2000 – Ataque cardíaco por overdose

 

Em 2000, o argentino sofreu um ataque cardíaco devido a uma overdose no resort uruguaio de Punta del Este. Longe das câmeras, Maradona passou por um longo tratamento com idas e vindas a Havana.

 

 

Corpo de Maradona é velado na Casa Rosada; expectativa é de 1 milhão de pessoas.

 

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana