Eclipse lunar penumbral será visível na madrugada de segunda; entenda fenômeno

Publicado por Tv Minas em 29/11/2020 às 14h52

Fonte: CNN

Faça uma pausa nesta semana para aproveitar a lua cheia e um eclipse lunar penumbral. Os dois eventos serão visíveis na manhã da segunda-feira (30). Eclipses lunares ocorrem apenas durante a lua cheia, mas um eclipse lunar penumbral é diferente de um eclipse lunar total.

 

Um eclipse penumbral acontece quando a lua se move para a penumbra da Terra, ou a sombra externa do planeta. Esse fenômeno faz com que a lua pareça ser mais escura do que o normal.

 

Durante um eclipse lunar total, a mudança é mais dramática, já que a lua inteira parece ter uma cor avermelhada.

 

Este é o último eclipse lunar penumbral do ano e será visível em todo o continente americano, além de Austrália e partes da Ásia, com variações de horário para cada local.

 

Cerca de 85% da lua ficará mais escura durante o pico, fase intermediária do eclipse. Embora esse tipo de efeito de sombra na lua seja visível ao olho nu, a Agência Espacial Americana (NASA) recomenda o uso de um telescópio para aproveitar mais o fenômeno.

 

Mas não se preocupe em tentar determinar quando a lua entra e sai da penumbra, já que o movimento não é visível nem mesmo por telescópios.

 

No dia 30 de novembro, seguindo o horário de Brasília, a lua entrará na penumbra às 4h29 da madrugada e deixará a penumbra às 6h56. O pico do eclipse, quando a lua estará mais escura, será às 6h42. O momento em que ela estará maior, em toda sua plenitude, será às 6h30.

 

Ao contrário do que acontece com eclipses solares, o uso de óculos especiais não é necessário para eclipses lunares.

 

 

Patrocinador:

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana