Idoso fere PM com facão e morre em troca de tiros com policiais em cidade sul-mineira

Publicado por Tv Minas em 14/10/2021 às 13h56

Fonte: Rede Moinho24

Policiais foram chamados por conta de uma denúncia de ameaça feita pelo idoso contra um vizinho, por causa de um boi que teria rompido os limites da cerca da propriedade dele.

Um idoso de 68 anos morreu após um confronto com dois policiais militares na porta de sua casa, na noite desta quarta-feira, 13, na zona rural de Borda da Mata, no Sul de Minas. Cezar Lino da Silva, de 68 anos, teria ferido gravemente um dos PMs, de 33 anos, com um facão. Na sequência, após disparar contra os PMs, foi baleado e morto na troca de tiros.

O caso começou após um vizinho do idoso acionar a PM de Borda da Mata. Segundo ele, Cesar mostrou duas armas pra ele depois de uma desavença banal: um boi teria rompido os limites de sua propriedade.

Dois policiais seguiram para a residência do idoso, divorciado que mora sozinho, a fim de apurar a denúncia e averiguar se havia alguma irregularidade. O idoso atendeu os policiais, mas se irritou assim que soube da denúncia do vizinho.

“O autor alterou seu estado emocional, ficou irritado, disse que não teria feito nada, retornou para dentro do imóvel e deixou a porta entreaberta. Um dos militares estava próximo a porta de entrada conversando com autor e foi surpreendido pelo homem que, de posse de um facão, desferiu dois golpes contra o militar, acertando-lhe na cabeça e o joelho direito”, relata o informe da PM.

De acordo com a PM, os golpes resultaram em lesões graves e grande perda de sangue. O policial foi retirado de frente da porta.

O idoso, então, passou a atirar de dentro da casa em direção à porta e à janela, onde os policiais estavam. Ainda segundo a corporação, foi feita uma nova tentativa de diálogo para cessar os tiros, sem sucesso. A partir daí, os PMs reagiram e também passaram a atirar contra o idoso.

“Em determinado momento, o indivíduo abriu a janela e efetuou disparos em direção aos militares e novamente os militares efetuaram disparos em direção ao autor. Após isso, os disparos cessaram e os policiais entraram na residência e verificaram que o autor estava caído ao solo com lesão, mas apresentava sinais vitais”, de acordo com a PM.

Cesar Lino e o policial ferido foram levados para o Pronto Socorro de Borda da Mata. O idoso chegou à unidade de saúde já sem vida. Já o policial precisou ser transferido para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, por conta dos ferimentos graves. O R24 apurou que, apesar das lesões, ele está fora de perigo.

"O comando do batalhão está tomando todas as medidas referentes à Polícia Judiciária, fazendo a autuação dos policiais em razão da ação deles e todas as medidas serão adotadas dentro daquilo que cabe à lei", disse o major da Polícia Militar, Paulo Roberto Barros.

Compartilhe essa matéria: