PM do Meio Ambiente apreende quase 1 tonelada de peixes e multa pescadores no Sul/MG

Publicado por Tv Minas em 20/01/2022 às 09h42

Pescadores foram multados em mais de R$100 mil, após denúncia sobre pesca predatória no Lago de Furnas.

A Polícia Militar de Meio Ambiente de Varginha, montou uma operação durante a manhã desta quarta-feira (19), após denúncia sobre pesca predatória no Lago de Furnas em Pontalete.

Uma equipe de militares chegou no Distrito de Três Pontas, levantou informações e usando o drone identificou o imóvel, onde uma grande quantidade de pescado estava sendo armazenado para o beneficiamento e comércio. Três rapazes de 22, 28 e 32 anos foram detidos e conduzidos ao Quartel da Polícia Militar da cidade.

De acordo com a Sargento Mirela Maciente Botrel, há indícios de que os peixes foram capturados neste período da Piracema, que começou em novembro e termina apenas no fim de fevereiro. É durante este período que espécies se reproduzem e pesca é proibida por lei, no Lago de Furnas e em outros recursos hídricos da região.

Segundo a polícia, um dos flagrados no local é um pescador profissional, que deveria ter  uma declaração de estoque o que não foi apresentado aos militares. Os outros dois estavam auxiliando no beneficiamento dos peixes para serem vendidos na região.

No barracão, além de vários materiais usados na pesca e a embalagem do pescado, foram apreendidos 925 kg de peixes, sendo 895 kg de espécies variadas e nativas e mais 30 kg de espécie exótica como traíra, lambari, entre outras. Os três receberam três multas, somando os valores chegam a 22.956,00 UFEMG, o que ultrapassa R$100 mil. Eles tem 20 dias para recorrer.

Os peixes foram avaliados por um veterinário da Prefeitura, que aprovou o material para consumo e foi doado para o Caic. A escola já recebeu o pescado e armazenou em freezers para servir na volta as aulas da escola e na creche. Cerca de 850 crianças vão se alimentar no Caic. O diretor Celso Vitor “Marron” agradeceu por mais uma vez a escola ser lembrada e ressaltou que os peixes que serão acrescidos no cardápio serão de grande importância alimentar aos pequenos.

Compartilhe essa matéria: