O Sul de Minas está repleto de outdoors pró-Bolsonaro, mas quem pagou por eles?

Publicado por Tv Minas em 11/08/2022 às 14h52

Fonte: TV MINAS

O povo quer saber: será que há dinheiro público envolvido?

Se você é morador do Sul de Minas, especialmente da cidade de Pouso Alegre, onde as exibições se concentraram, já deve ter visto algum ou vários painéis outdoors em apoio ao governo Bolsonaro.

Até mesmo aqueles que navegam mais pela internet do que transitam pelas ruas das cidades e rodovias da região já devem ter se deparado com alguma foto como essa acima, pois elas têm circulado aos montes nas redes sociais nos últimos meses.

Em meio a um fogo cruzado entre militantes petistas e bolsonaristas, uma curiosidade que se nota com frequência nos comentários das publicações dessas fotos é acerca dos custos dessas exibições. Será que foram pagas com dinheiro público? Ou seria obra de algum magnata da região? O Portal TV MINAS apurou e a resposta é: nem um e nem outro.

CORPO-1Outdoor exibido na Av. Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, em Pouso Alegre.

Os mais observadores devem ter notado que, na maior parte das exibições, há uma “assinatura da obra”, que diz: Grupo de Apoiadores Independentes. Mas, afinal, que grupo é este?

 

Grupo de Apoiadores Independentes

Trata-se de uma reunião informal de pessoas, sem nenhum vínculo partidário. São pessoas comuns, trabalhadores de diversos setores, como médicos, advogados, microempresários, produtores rurais, bancários, professores, caminhoneiros etc. Todos sul-mineiros, a maior parte residente nas cidades de Pouso Alegre e de Congonhal.

A ideia de se formar um grupo regional de apoio ao Governo Bolsonaro partiu de uma microempresária pouso-alegrense que, inicialmente, convidou amigos próximos e familiares para participar da iniciativa. Com o passar do tempo, o grupo, que se iniciou em Fevereiro deste ano com apenas 15 membros, foi tomando corpo e hoje conta com cerca de 130 apoiadores.

Segundo integrantes do grupo ouvidos pela reportagem, as pessoas se interessaram em participar da iniciativa, inclusive contribuindo financeiramente, porque se identificam com os valores conservadores e liberais do atual presidente da república e sentem necessidade de levá-los adiante.

“Estávamos todos indignados com as diversas realizações do governo que, simplesmente, não chegam ao conhecimento do grande público, sobretudo por conta de uma grande mídia enviesada que, por interesses próprios, omite os bons feitos do atual governo. Então, precisávamos nos mobilizar para chamar a atenção das pessoas, para que, ao menos, elas procurassem se informar sobre os diversos assuntos que abordamos”, relatou um deles.

CORPO-2Outdoor exibido na Rua Comendador José Garcia, em Pouso Alegre.

As ações deste grupo influenciaram pessoas em outros municípios da região, que também fizeram exibições semelhantes em apoio ao governo Bolsonaro. “Ao me deparar com vários outdoors em Pouso Alegre, tive a ideia de reunir meus amigos e fazermos um em nossa cidade”, contou um morador de Senador Amaral que não faz parte do grupo citado. 

Segundo integrantes do autoproclamado Grupo de Apoiadores Independentes, as ações informacionais não se restringirão às exibições outdoor: “Agora que estamos maiores, pretendemos promover mais atividades para levar informação às pessoas e, se mais voluntários tiverem interesse em se unir a nós e contribuir com este propósito, seja com trabalho ou financeiramente, a ajuda será muito bem-vinda”, finalizou, em tom de convite, um dos integrantes entrevistados.

 

Compartilhe essa matéria: