Escola suspende aulas após surto de gripe com alunos contaminados em Pouso Alegre

Publicado por Tv Minas em 08/09/2022 às 17h06

Caso ocorreu na escola infantil Irmão Alexandre, que é uma instituição filantrópica.

Uma escola precisou suspender as aulas em Pouso Alegre após um surto de gripe que deixou 200 alunos contaminados na instituição. A situação na instituição filantrópica é monitorada por um médico e também pela Secretaria Municipal de Saúde.

O caso aconteceu na escola infantil Irmão Alexandre. O diretor da unidade e alguns professores também se contaminaram, além dos estudantes.

Os sintomas das pessoas que se contaminaram começaram na segunda-feira (5), quando muitos alunos apresentaram sintomas de febre, vômito e isso chamou a atenção dos gestores da escola.

Um médico foi consultado pela instituição e ele orientou para que a escola fosse fechada para evitar que o vírus se espalhasse mais.

“Nós suspendemos a aula na terça-feira, depois foi o feriado e nós utilizamos toda a nossa mão de obra, inclusive de professores, recreadores, todo mundo colaborou. Fizemos uma higienização total na instituição”, disse a presidente da escola, Joana George.

No total, cerca de 500 crianças estudam na escola. A metade continua com as aulas e o restante se recupera em casa.

“Vamos utilizar um recurso de aferir a temperatura quando a criança chega. Quando a criança estiver bem, entra. Aquela que não estiver bem, volta para casa. Isso porque temos muitos pais e mães que trabalhão e não há lugar para ficarem as crianças. E também por conta da alimentação, a gente sabe que faz falta”, falou a presidente.

A Secretaria Municipal de Saúde disse, em nota oficial, que percebeu um aumento nos atendimentos na unidade de saúde e disse que nenhuma escola da rede municipal, por enquanto, suspendeu as atividades. A secretaria destacou que monitora a situação e faz levantamento e reforçou que á preciso que a população fique atenta aos sintomas da gripe para, em casos de urgência, procurar as unidades de saúde.

“Nós vemos comumente, todo ano, durante o período de inverno, também durante o outono, um aumento no número de casos. Mas esse ano está um pouco atípico, estamos com um número mais elevado. Isso tanto em unidades de pronto atendimento, então nós vemos as UPAs, os pronto-socorros e o hospital regional nosso com um número muito grande de atendimentos de síndrome respiratória. Também atendo pelo consultório e vejo um grande aumento da demanda do escritório com relação a causas respiratórias. Isso está sendo muito atípico para esta época do ano”, comentou o médico Fábio Teixeira, imunologista e pediatra.

O profissional destacou a importância da vacina contra a gripe para imunizar a população ou para que apenas casos leves ocorram. Na cidade, conforme a prefeitura, apenas 60% do público alvo se imunizou.

“A primeira coisa é a vacinação. Temos que fazer vacina nas crianças. Temos um número grande de aumento de Influenza devido à baixa cobertura vacinal. Esse ano, foi de baixa procura até em grupos prioritários. As crianças devem se vacinar, os pais, os cuidadores das crianças, também deve se vacinar. Essa é a atitude mais importante de todas. Para prevenir, é vacinação. Não é remedinho, nada para imunidade. É a vacina que faz a prevenção. Há crianças que, mesmo com a vacina, podem desenvolver a doença, mas de uma forma mais branda e leve”, disse.

Sobre a vacinação, a prefeitura informou que vem fazendo Pit Stops de imunização contra a gripe e também teve a aplicação das doses nas escolas.

No sábado (10), a administração municipal salientou que serão montados dois pontos extras de vacinação. Um dos pontos já definidos é no Centro da cidade, com aplicação de doses das 8h às 16h.

 

Compartilhe essa matéria: