Lobo-guará é flagrado na zona rural no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 26/09/2022 às 17h16

Fonte: Onda Poços

A espécie sofre com a destruição de seu habitat e também com a expansão da malha rodoviária, que provoca a morte de muitos espécimes por atropelamento.

Na tarde deste domingo (25) um lobo guará foi flagrado em uma propriedade da zona rural em Caldas- MG.

Um morador da região conseguiu fazer registros do animal que estava caminhando por uma estrada de terra, após perceber a presença do homem o lobo saiu caminhando ao lado de uma cerca e mesmo com o rápido encontro o registro ficou com ótima qualidade.

Atualmente, a espécie sofre com a destruição de seu habitat e também com a expansão da malha rodoviária, que provoca a morte de muitos espécimes por atropelamento. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil abriga quase 90% da população conhecida da espécie ao longo de sua distribuição territorial.

Para evitar sua extinção, vêm sendo tomadas algumas medidas como a criação do Comitê de Manejo do Lobo-Guará, em 1990, e a tentativa, bastante complexa, de criar esse animal em cativeiro.

Mais recentemente foram feitas parcerias entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), o Instituto Pró-Carnívoros e outros parceiros, promovendo ações como o controle e monitoramento dos animais e o auxílio à conscientização das comunidades em projetos de educação ambiental. 

 

Compartilhe essa matéria: