Infestação de carrapatos faz prefeitura instalar placas de alerta

Publicado por Tv Minas em 30/09/2022 às 17h09

Fonte: Onda Poços

O caso aconteceu no Sul de Minas. Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, dentre elas a febre maculosa.

Com o intuito de sinalizar e alertar a população sobre a ocorrência de carrapatos no Bairro Jardim Bandeirantes, nesta semana, a equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde instalou uma placa no local com maior incidência dos aracnídeos.

A ação visa alertar a população sobre o aumento de carrapatos no local, tendo em vista que estamos na época do ano que favorece sua reprodução, devido ao aumento das temperaturas e maior incidência de chuvas. Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, dentre elas a febre maculosa.

O aracnídeo é encontrado tanto no meio urbano como no meio rural. O principal motivo de picarem os seres humanos e os animais é a procura por alimento para sua sobrevivência e reprodução da espécie. Em seu ciclo biológico, uma fêmea é capaz de colocar até 4 mil ovos no ambiente, o que contribui para a infestação do local onde o carrapato está presente.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que o uso de inseticidas só é recomendado em locais onde há um aumento atípico do número de carrapatos e longe de sua área de ocorrência natural, como por exemplo o interior e o quintal de residências.

O Supervisor Geral do Programa de Controle Vetorial, Robson Rodrigues dos Santos falou sobre a importância da ajuda da população nesses casos. “Contamos com a ajuda da população nessa situação. Orientamos alguns moradores do bairro e pedimos que as placas não sejam retiradas e que as pessoas evitem ficar na área sinalizada.

Outro fator que presenciamos no local, é o aparecimento de cavalos soltos na via, o que também ajuda na proliferação do carrapato. Solicitamos que, caso algum morador note a presença de cavalos, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonozes por meio do telefone 98871-0479 para que as medidas necessárias sejam tomadas.”

 

=> Clique aqui para saber como.

 

Compartilhe essa matéria: