Com três casos registrados, cidade sul-mineira promove ação de combate à sífilis

Publicado por Tv Minas em 05/10/2022 às 09h39

Maioria dos casos registrados é de homens; uma gestante também foi diagnosticada com a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Juruaia,  por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou o Boletim epidemiológico anual de Sífilis. No período de 1° de Janeiro a 30 de Setembro. foram registrados (1) caso se sífilis em gestante e (2) caso de sífilis em homens.

Diante dos dados, a Secretaria de Saúde do municípios realizará ação contra a doença no dia 15 de Outubro (sábado), no Centro de Especialidades, das 08h as 11h, com o objetivo de incentivar a realização dos testes rápidos para a Sífilis.

A Sífilis é uma infecção curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Pallidum e pode apresentar várias manifestações clinicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

 

Transmissão

A Transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou, em alguns casos, pode haver transmissão da mãe para o bebê durante a gestação ou no momento do parto. As consequências da sífilis durante a gestação podem ser severas, levando, em alguns casos a: abortamento, prematuridade, manifestações congênitas precoces ou tardias e, até mesmo morte do recém-nascido.

O diagnostico precoce e o tratamento oportuno adequado da sífilis adquirida, em gestante e congênita, é determinante para impactar na redução da morbimortalidade.

 

=> Clique aqui para conferir o resultado dos candidatos a todos os cargos.

Compartilhe essa matéria: