Protótipo de carruagens elétricas que irão substituir charretes é lançado

Publicado por Tv Minas em 05/10/2022 às 17h23

Fonte: Onda Poços

Com as carruagens os passeios serão um novo atrativo não apenas para visitantes no Sul de Minas.

O Prefeitura de Poços de Caldas, anunciou na tarde desta quarta-feira, 5, um protótipo das carruagens elétricas que substituirão as charretes movidas por tração animal na cidade.

Por meio do “Poços + Inteligente”, o projeto da Prefeitura acontece em parceria com a DME, Puc Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas. O lançamento aconteceu nesta quarta em alusão ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais.

“O projeto tem vários objetivos: Mobilidade Elétrica, Turismo, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas. É uma demanda muito importante que chega até nós há décadas, principalmente pelo poder legislativo com inúmeras indicações por parte de vereadores, além de pedidos por parte de comerciantes e da população em geral. Agora temos a solução para que ninguém será prejudicado e o foco principal mantido, para que a cidade saia ganhando”, aponta o prefeito Sérgio Azevedo.

Será também uma forma de ampliação junto ao projeto “Poços + Inteligente” que também já inaugurou o primeiro eletroposto de recarga rápida de Minas Gerais e os investimentos poderão ser viabilizados dentro dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

Com as carruagens os passeios serão um novo atrativo não apenas para visitantes, mas também aos próprios poços-caldenses que poderão conhecer este novo meio de transporte com cunho turístico da cidade.

“É um projeto totalmente independente e realizado por parte do município. Será inclusive patenteado até devido ao pioneirismo da ação. Somos provavelmente a primeira cidade do Brasil a implantar uma iniciativa como esta, com várias carruagens elétricas e com inúmeros benefícios. Será um ‘ganha-ganha’ onde buscaremos meios para uma atividade sustentável e os próprios charreteiros, que hoje operam no município, terão prioridade a assumir essas carruagens e receberão capacitação para o novo modelo. Vamos resgatar o contexto histórico local como mais um presente aos 150 anos de Poços, comemorado em 06 de novembro de 2022”, reforça o prefeito Sérgio.

 

=> Clique aqui para conferir o resultado dos candidatos a todos os cargos.

Compartilhe essa matéria: