Ministério suspende venda de vacina contra leishmaniose canina

Publicado por Tv Minas em 25/05/2023 às 15h30

Fonte: O TEMPO

Pasta identificou "desvio de conformidade" que pode causar falta de eficácia do imunizante e gerar risco à saúde do animal.

Única vacina autorizada para uso no Brasil contra a leishmaniose, a Leish-Tec teve a venda e a fabricação suspensas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo a Pasta, ocorreu um "desvio de conformidade do produto" que pode ocasionar falta de eficácia do imunizante e gerar risco à saúde animal.

Segundo a pasta, a fabricante da vacina já iniciou a retirada de mercado de oito lotes que tiveram o recolhimento determinado. São eles: 029/22; 037/22; 043/22; 044/22; 060/22; 004/23; 006/23; 017/23. 

Segundo o ministério, as investigações ainda estão em andamento e outras ações poderão ser adotadas.

A vacina foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) e a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil.  

 

Leishmaniose

A leishmaniose visceral é uma zoonose e um grave problema de saúde pública no país. A doença é transmitida para animais ou humanos por meio da picada de insetos fêmeas infectadas, conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis. 

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana